FecharX

Bermudas: estilo do trabalho ao lazer

Saiba qual o melhor modelo para cada ocasião



Créditos da imagem: Trends on the Rocks
Main 182659 bermudas
Ótimas para o verão, as bermudas caem cada vez mais no gosto masculino
Redação Sou BH
29/12/14 às 19:50

Por Luiza Rocha, consultora em moda masculina e blogueira no Trends On The Rocks

No verão passado, o calor foi tanto que um manifesto surgiu na internet. Os homens exigiam a liberação da bermuda no ambiente de trabalho. A coisa toda gerou um grande reboliço e a bermuda foi então se reinventando e ganhando espaço em ambientes diversos.

Um ano se passou e aqui estamos nós vivenciando mais um verão e nos preparando para novos recordes de temperatura. Diante do calor, venho sugerir a vocês algumas formas de usar a bermuda nessas diversas situações e até mesmo naqueles ambientes de trabalho mais informais.

No Brasil os homens insistem em achar que as bermudas ficam abaixo do joelho, mas isto não é verdade. O joelho é o ponto de referência e elas devem ficar na altura dele ou logo acima. Os brasileiros tem uma estatura mediana e muitas vezes as bermudas ficam compridas (abaixo do joelho). Neste caso a dica é procurar um alfaiate ou uma costureira para diminuir o comprimento. Algumas lojas oferecem o serviço – com ou sem custo adicional – e você deve tentar adquirir o hábito. As roupas são feitas para proporções ideais e a maioria de nós não se enquadra nesse padrão. Ajustar as roupas é a solução para obter peças com melhor caimento para o seu corpo.


Hoje em dia está na moda dobrar a bermuda e usá-la um pouco mais curta. Neste caso ela ficará um pouco acima do joelho. Procure diversificar os modelos, cores, cortes e tecidos da peça. O corte e o tecido são primordiais para determinar em quais ambientes e ocasiões você irá usar sua bermuda e com quais outras peças poderá combinar.


A bermuda chino lisa é uma opção versátil e que vai bem com produções bem casuais e com as mais formais. Vale usar na praia, no clube, em bares e até no trabalho. Nesta produção, temos duas dicas casuais onde a peça foi combinada com camisa jeans, blusa polo, tênis e mocassim.  Uma boa sugestão para almoços de fim de semana, passeios no shopping, happy hour e ambientes de trabalho informais ou liberais.



Já a bermuda floral ou em qualquer outra estampa marcante – as estampas pequenas e discretas são mais versáteis e menos informais – se tornam muito casuais e são indicadas apenas para ocasiões e ambientes bem descontraídos. Aposte na combinação com camisetas, camisas de manga curta e sapatos casuais e confortáveis como as espadrilles (alpargatas) e as sandálias e chinelos em couro.



E se você trabalha em um ambiente mais formal - ou é um cara formal - não faltam opções de uso. Bermudas com corte alfaiataria podem fazer par com blazers (certifique-se, porém de escolher um blazer casual e a escolha do tecido é fundamental) ou coletes. Camisas de manga curta ou comprida usadas para dentro e sapatos como os Loafers e os Oxfords usados sem meia. A malha e o jeans ficam de lado e a formalidade é levemente valorizada através das combinações de cores mais sóbrias, tecidos, corte de alfaiataria e sapatos em couro ou camurça.


No fim das contas a grande dica para o uso das bermudas – especialmente no trabalho – é o bom senso e a atenção aos detalhes.

Enfrente o calor com coragem e muito estilo.

Feliz ano novo e até 2015 com muito mais dicas!