'Fada do Dente' envia cartinha para crianças que doarem dentes de leite

A campanha O Endereço da Fada do Dente foi lançada este mês por uma universidade pública; veja como participar

Créditos da imagem: Por Anna Anisimova
Agência Brasil
12/05/19 às 20:00
Atualizado em 12/05/19 às 20:00

As crianças que antes guardavam seus dentes de leite embaixo do travesseiro para a Fada do Dente agora já têm um endereço para enviar os dentinhos. A campanha O Endereço da Fada do Dente foi lançada este mês pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. O objetivo do projeto é aumentar as doações de dentes de leite para o banco de órgãos da instituição.

A campanha quer conscientizar as crianças, mesmo novas, sobre a importância doação de órgãos. Para participar é simples, os pais têm que acessar o site oficial da campanha e preencher os dados com o endereço. Logo depois, uma carta da Fada do Dente é enviada para a residência com um envelope em que deve ser depositado o dentinho da criança. Os custos para mandar esse envelope para a universidade são cobertos pela instituição. 

Ciência

Continua depois da publicidade

Os dentes doados vão servir para pesquisas nos centros de ciência da universidade.

“Muitas pessoas não sabem que um dente também é um órgão. Dependendo da forma que é retirado, manipulado e armazenado, pode servir até para pesquisas sobre células tronco. Nós pretendemos fazer com que as crianças e as famílias vejam o quanto um dente é importante quando é doado para um banco. Uma criança que participa de uma campanha como essa fica mais familiarizada e sensível às doações de órgãos no futuro”, explica o coordenador do BioBanco de Dentes da Faculdade de Odontologia da USP, professor José Carlos Imparato. 

Confira o vídeo da campanha: