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Centro de Telessaúde lança chatbot para auxiliar no combate ao coronavírus

O chatbot busca orientar e informar cidadão que tiver dúvidas em relação à COVID-19 e avaliar seu estado de saúde


Créditos da imagem: TippaPatt/shutterstock

Redação

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15/05/20 às 14:00
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O Centro
de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG/Ebserh lançou um chatbot para
orientar e informar o cidadão com dúvidas relacionadas à COVID-19 e avaliar o
seu estado de saúde. O Telecovid-19, uma plataforma digital automática de
autoavaliação, foi programado para oferecer um primeiro nível de atendimento ao
paciente, classificando-o por prioridade: emergência, urgência, casos moderados
ou leves. A iniciativa ajudará a proteger as pessoas, evitando deslocamentos,
filas e aglomerações desnecessárias nas unidades de saúde.

 

O chatbot
está disponível no site do Centro de Telessaúde e pode ser acessado gratuitamente
por pessoas de qualquer parte do mundo. A plataforma funciona por meio da
assistente virtual Ana, que ao ser acionada inicia a conversa com perguntas básicas
como nome, idade e sexo. Em seguida, o internauta pode escolher esclarecer
dúvidas sobre sintomas ou obter informações atualizadas sobre a doença.

 

A médica
e coordenadora científica do Centro de Telessaúde do HC, Milena Soriano, explica
que o conteúdo foi elaborado por uma equipe composta por médicos e
programadores, que seguiram as diretrizes e os protocolos do Ministério da
Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Anvisa, tendo como referência ainda
diversos artigos científicos publicados sobre a Covid-19 desde o início da
pandemia. A equipe também fez um levantamento das dúvidas relacionadas ao
coronavírus mais frequentes na população. “À medida que surgirem novas evidências
e novos achados, nós iremos inserir essas informações no chatbot, já que se trata
de uma doença nova e ainda pouca estudada”, comenta Milena.