Cinco projetos de MG foram premiados no iF Design

Todos os trabalhos premiados serão expostos em Hamburgo, na Alemanha

Créditos da imagem: Divulgação
Cadeira Tecno Doimo Brasil
Redação Sou BH
24/02/15 às 15:31

A riqueza natural e a diversidade cultural exibidas com orgulho como marcas da brasilidade são características fundamentais do design brasileiro. A originalidade dos produtos e projetos feitos aqui levaram o Brasil a ocupar o oitavo lugar no ranking de países mais premiados no iF Design Award - prêmio mais antigo do design mundial. 

Dos 141 brasileiros inscritos, 43 foram agraciados em diferentes categorias. Deles, cinco trabalhos são de Minas Gerais: o projeto arquitetônico Pocket House (disciplina Arquitetura de Interiores), do escritório Cristina Menezes Arquitetura e Decoração, de Belo Horizonte; a cadeira Tecno (disciplina Produto), da Doimo Brasil, de Ribeirão das Neves; a publicação Palindromo 3 (disciplina Comunicação), da Rona Editora, de Belo Horizonte; a publicação What Vandas Don"t Tell (disciplina Comunicação), da Greco Design, de Belo Horizonte; e o 12º Minas Trend (disciplina Comunicação), da New 360, de Belo Horizonte. 

Continua depois da publicidade

De acordo com coordenadora de projetos do Centro Brasil Design (CBD), escritório representativo do iF no Brasil, Juliana Buso, a edição 2015 foi marcada pela instituição de uma nova categoria no prêmio que acontece desde 1953: a arquitetura. "O Brasil se saiu muito bem. Tivemos um número recorde de inscritos (141) e praticamente dobramos o número de vencedores em relação ao ano passado. Isso revela que temos um trabalho muito bom e original porém, ainda temos muito para crescer. 

Governos e iniciativa privada devem investir mais e aproveitar como diferencial competitivo o talento que existe no país", explica Juliana Buso. Como um dos principais selos de excelência em design do mundo, o iF é considerado o prêmio máximo do setor. Os projetos premiados serão expostos em Hamburgo, na Alemanha, e aparecem em um aplicativo disponível para download de forma gratuita. Os premiados contam também com o reconhecido selo em seus produtos e os trabalhos inseridos na exposição on-linedo iF, que recebe cerca de 200 mil acessos técnicos por mês.

Mineiridade - Um dos projetos mineiros premiados foi o da cadeira Tecno, na disciplina Produto, da Doimo Brasil. A empresa, instalada em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), é um braço do grupo italiano Doimo. A cadeira projetada pelo designer e diretor de arte da empresa, Marcelo Ligiere, faz parte da coleção Doimoeditions, e é descrita como um produto de alto design para uso residencial. No Brasil, é distribuída por meio de multimarcas por todo o território e ainda é exportada para 19 países. "Uma cadeira de desenho simples e bem proporcionado. O uso do metal, da madeira e do tecido conferiram ao produto uma resistência maior com perfil esbelto", explica Ligiere. 

Sustentabilidade - Já o escritório Cristina Menezes Arquitetura e Decoração, localizado em Lourdes, na região Centro-Sul da Capital, foi premiado pela primeira vez, e está na categoria arquitetura de interiores, com o projeto Pocket House. Vencedor de outros quatro prêmios internacionais, o Pocket House adapta contêineres marítimos velhos para a instalação de casas. "Um projeto realizado dentro dos conceitos de sustentabilidade e mobilidade. Dentro de um contêiner você pode construir uma casa da maneira que quiser, podendo variar a posição dos móveis, os revestimentos utilizados com a vantagem de poder levar a casa pra onde desejar. Optamos no projeto apresentado por deixar uma estética mais rústica, que mostra o contêiner, mas essa é uma escolha do cliente", destaca a fundadora e arquiteta responsável pelo escritório, Cristina Menezes. 

Depois da divulgação dos vencedores do prêmio, a arquiteta já sentiu aumento no número de consultas. A expectativa é de que a repercussão também abra portas para o mercado internacional.

O anúncio dos vencedores do iF Design Award 2015 foi feito na primeira semana de fevereiro. Já a cerimônia oficial de premiação vai acontecer no próximo dia 27 de fevereiro, na cidade de Munique, Alemanha, no Museu da BMW. As inscrições para a edição 2016 serão abertas em março nos sites www.ifdesign.de e www.cbd.org.br.

Fonte: Diário do Comércio