FecharX

Coaching Ballet é uma opção para boa forma no verão

BH apresenta mais uma modalidade de exercício para manter a forma



Créditos da imagem: Divulgação Assessoria de Imprensa
Main banner3 20141014210859
As professoras Deborah Lopes e Alessandra Cardoso no espaço CASA
Redação Sou BH
22/01/15 às 20:53
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Por Camila de Ávila, jornalista Sou BH

Com a chegada do verão, muitas mulheres desejam entrar em forma para colocar o biquíni sem medo. Mas nem todo mundo gosta de puxar ferro nas academias. E muitas querem fazer um exercício mais leve e prazeroso. O Centro de Arte Savassi, Casa, (Avenida do Contorno, 6399 - Savassi) apresenta o Coaching Ballet, um exercício que mistura pilates, yoga e floor barre sem a rigidez e disciplina que a dança clássica exige.

A bailarina é um ser que carrega uma magia, uma mística muito grande. Chico Buarque, na Ciranda da Bailarina, afirmou que ela é inatingível, “Confessando bem/todo mundo faz pecado/logo assim que a missa termina/todo mundo tem um primeiro namorado/ só a bailarina que não tem”. Porém a dança na sua forma clássica é muito difícil e necessita de disciplina. Melhor exemplo dessa obstinação é a bailarina Nina Sayers, interpretada pela atriz Natalie Portman, no filme Cisne Negro, no qual a garota enlouquece pela obsessão de se tornar uma bailarina perfeita. Porém, Deborah Lopes, bailarina e professora da Casa, afirma que o "Coaching Ballet é a forma de aliar a dança clássica ao prazer”, explica.

O objetivo da nova modalidade é fazer um exercício físico no qual o prazer seja essencial. “Tem questões que o balé exige, como a disciplina e a rigidez. No Coaching Ballet o professor procura mudar a austeridade da dança clássica deixando a aula mais prazerosa”, explica. A modalidade trabalha a isometria do aluno e tira o trauma das academias de ginástica comuns, por causa da dança.

O Coaching Ballet é a soma dos exercícios do pilates, da yoga e do floor barre (exercício de chão), seguindo a sequência de uma aula de balé com alongamento, exercícios de barra, centro e diagonal. Deborah afirma que a dança está presente em toda aula. “Temos exercícios de balé clássico, mas não me prendo a nenhuma escola, nem Royal Academy de Londres, nem a Vaganova da Rússia”, conta. Segundo Deborah, qualquer pessoa pode fazer o Coaching Ballet. “Pessoa que não tem jeito para dança, bailarinos e ex-bailarinos, todo mundo consegue acompanhar a aula e saí morto”, brinca.

Os exercícios feitos no Coaching Ballet queimam cerca de 500 calorias em meia hora e logo nos primeiros dias é possível perceber a mudança no condicionamento físico, tônus muscular, realinhamento postural e uma respiração mais fácil e equilibrada. A trilha sonora utilizada nas aulas são músicas das décadas de 1960, 1970 e 1980.

Deborah afirma que muitas das alunas são ex-estudantes de dança clássica que pararam de fazer o balé devido a algum trauma. “Quando eu estudava balé a minha professora uma vez me puxou pelo cóqui do cabelo. Fiquei traumatizada, mas corrigi o erro que ela me apontava na hora. Muitas alunas de escolas de dança passam por traumas como este, pois a dança clássica é muito rígida. Aqui no Coaching Ballet essas mulheres têm a chance de reencontrar a dança de forma mais leve”, conta.