FecharX

Como fazer o cabelo crescer? Descubra essa e outras 11 curiosidades sobre os fios

Consultamos uma especialista que tirou as dúvidas sobre as madeixas.



Créditos da imagem: Divulgação / O Boticário
Main 140335 cabelos grandes viva linda
Nas mulheres, um fio de cabelo cresce 0,36 cm por mês
Redação Sou BH
24/03/16 às 14:06
Atualizado em 26/03/19 às 22:54

Por Viva Linda - Guilherme Thofehrn 22/03/2016  

Todo mundo já teve, alguma vez, uma pergunta sobre cuidados com os cabelos. Como fazer o cabelo crescer? Quantos fios temos na cabeça? Se cortar, o cabelo cresce mais rápido? Enfim, são dúvidas que aparecem quando você deseja fios bem cuidados e cheios de vida. E, por isso, fomos atrás da tricologista Amanda Bombini, que nos ajudou com algumas respostas. Quer ver?

Quantos fios de cabelo, em média, uma pessoa tem? É igual para todo mundo?
Normalmente, nossa cabeça tem entre 100 e 150 mil fios de cabelo (!!!), mas esse número varia de pessoa para pessoa. Negras costumam ter mais fios de cabelo do que ruivas, loiras ou morenas, por exemplo. Enquanto isso, as ruivas têm menos fios no couro cabeludo do que as loiras.

Quanto um cabelo cresce? Como fazer o cabelo crescer?
Um fio de cabelo cresce pouco mais de um centímetro por mês. Nos homens, o crescimento fica em torno de 0,34 milímetros por dia, enquanto esse número é de 0,36 para as mulheres. Um fio de cabelo tem três fases ao longo da sua vida útil: anágena, catágena e telógena. Mas ele só aumenta de comprimento na primeira, a fase anágena, que pode durar de dois até seis anos (sim, seis anos!). Para fazer o cabelo crescer não existe milagre: é necessário ingerir medicamentos — recomendados pelo seu médico — que prolonguem essa fase de crescimento dos fios.

Quanto tempo dura um fio de cabelo na cabeça? Quantos cabelos caem por dia?
Um fio de cabelo dura o tempo da fase anágena, ou seja, de dois até seis anos, em média. A tricologista explica que há relatos de pacientes que já ficaram até 10 anos com o mesmo fio de cabelo na cabeça, mas são exceções. Quando o fio sai da fase anágena (de crescimento), passa pela catágena (dura em torno de duas semanas e a divisão celular do cabelo cai pela metade) e chega na telógena (etapa de repouso da raiz do cabelo), ele cai.

O normal é perder entre 50 a 100 fios por dia. Por isso, fique atenta: se perder mais do que um punhado de fios de cabelo, você pode estar com alguma patologia. Se o seu cabelo cai muito na mesa do trabalho, no travesseiro ou no banho, por exemplo, procure um tricologista.

É verdade que se cortar o cabelo ele cresce mais rápido?
Não, o cabelo não cresce mais rápido se cortar. O que ocorre, conforme explica Adriana, é uma falsa impressão devido às pontas danificadas. Se a pessoa corta as pontas, o cabelo vai crescendo e ocupa o lugar do que estava com uma aparência feia, parecendo ter crescido mais rápido.


Existe alguma estimativa de quantas pessoas convivem com a calvície? Quais fatores fazem o cabelo cair?
Adriana não consegue precisar um número exato de qual o percentual de pessoas que tem calvície, devido aos diversos graus que ela pode ocorrer: desde pequenas “entradas” na cabeça até buracos causados pela ausência dos fios. São diversos os fatores que podem fazer o cabelo cair, entre eles, destacam-se a alteração hormonal, deficiência de vitaminas, estresse, doenças metabólicas (diabetes, por exemplo), o uso de medicações e, também, fatores genéticos.

O cabelo das pessoas negras cresce menos?
Sim. Eles crescem cerca de 0,2 centímetros a menos do que os cabelos de pessoas brancas ou de origem asiática. Além disso, a estrutura do cabelo crespo contribui para esse fato, já que costuma nascer para cima e enroladinho.

O que faz um cabelo ser saudável?
Um cabelo saudável é constituído a partir de um conjunto de fatores. Ter uma alimentação rica em proteínas, fazer hidratações mensais ou quinzenais e usar bons shampoos propicia cabelos lindos e cheios de vida. Além disso, não usar o secador muito próximo dos fios e não usar prancha alisadora muito quente contribui para a vitalidade das suas madeixas.

O que determina um cabelo ser liso, crespo ou ondulado?
O cabelo é liso, crespo ou ondulado devido ao ângulo que ele nasce na cabeça. O fio crespo, geralmente encontrados em pessoas de origem negra, nasce de forma elíptica e cresce paralelo ao couro cabeludo. Enquanto isso, o fio mais liso, de origem branca, tem forma oval e cresce oblíquo ao couro cabelo. Por fim, o cabelo de origem asiática cresce de forma cilíndrica e o nascimento se dá de forma perpendicular ao couro cabeludo.

O que determina a cor de um cabelo?
O que vai determinar um cabelo ser loiro, moreno ou ruivo é a quantidade de melanina depositado no cortex capilar. O cabelo preto, por exemplo, tem mais melanina do que um cabelo loiro. Assim como na pele, uma pessoa branca tem menos melanina do que uma com a pele negra.

O que faz um cabelo ser oleoso ou seco demais?
Isso depende da quantidade de sebo produzida pelo couro cabelo. Tem pessoas que tem muitos hormônios andrógenos (masculinos) circulantes no corpo, e isso, consequentemente, aumenta a quantidade de secreção sebácea. O cabelo de aspecto seco, no caso, tem pouco sebo produzido pelo couro cabeludo. Entretanto, as pontas secas, ressalta a tricologista, são resultantes de maus cuidados com os fios e não têm relação com a quantidade de óleo no couro cabeludo.

A gravidez modifica o crescimento dos fios?

A gravidez interrompe o ciclo normal de crescimento do cabelo. As mulheres podem ter um pouco de queda de cabelo durante a gravidez, mas experimentam uma perda repentina e excessiva após o parto. Embora isso possa ser traumático para as mamães, o ciclo de crescimento do cabelo volta ao normal entre 3 a 9 meses após dar à luz.

É verdade que se arrancarmos um fio de cabelo branco, nascem dois no lugar?
Isso é mito! Se fosse verdade, o tratamento da queda de cabelo estava aí, né? Aí não tinha ninguém careca ;)

Agora você já é uma expert em cuidados com os fios, não é mesmo? ;)