FecharX

Cuidados com os olhos e óculos ajudam a prevenir doenças

Atitudes simples como não coçá-los com muita força, ir ao médico anualmente, e sempre higienizar os óculos podem evitar muitas contaminações



Créditos da imagem: Toonz Jiranda / Shutterstock.com
Main toonz jirana.capa
Redação Sou BH
28/03/20 às 16:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Colocar as mãos no rosto e nos olhos é um hábito que muitas pessoas têm, e que quase sempre é inconsciente. Porém, muitas doenças podem ser transmitidas assim. Em tempos de crises como a que vivemos, higienizar sempre as mãos é uma das principais forma de prevenção, assim como tomar cuidados especiais com os óculos e olhos. 

Muitos especialistas já enfatizaram a importância da higiene pessoal e dos cuidados com os olhos. Atitudes simples, como não coçá-los com muita força,  ir ao médico anualmente para realizar exames oftalmológicos, e fazer pausas durante o uso constante de computadores e televisões, podem evitar muitos problemas.

Além disso, outras medidas devem ser tomadas, como nunca utilizar colírios sem prescrição médica. Os óculos de grau também precisam ser  limpos constantemente, dessa forma, é possível até prevenir o contágio e a disseminação da COVID-19.

Confira alguns passos essenciais para a limpeza dos seus óculos:

  • Lave-os no mínimo três vezes ao dia, apenas com água e sabão neutro. Nunca use álcool em gel ou líquido, pois pode danificar seus óculos;
  • Nunca compartilhe seus óculos;

  • Lave as mãos com frequência, mesmo estando em casa, e as higienize com álcool 70%.