Cuidados com os olhos e óculos ajudam a prevenir doenças

Atitudes simples como não coçá-los com muita força, ir ao médico anualmente, e sempre higienizar os óculos podem evitar muitas contaminações

Créditos da imagem: Toonz Jiranda / Shutterstock.com
Redação Sou BH
28/03/20 às 16:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Colocar as mãos no rosto e nos olhos é um hábito que muitas pessoas têm, e que quase sempre é inconsciente. Porém, muitas doenças podem ser transmitidas assim. Em tempos de crises como a que vivemos, higienizar sempre as mãos é uma das principais forma de prevenção, assim como tomar cuidados especiais com os óculos e olhos. 

Muitos especialistas já enfatizaram a importância da higiene pessoal e dos cuidados com os olhos. Atitudes simples, como não coçá-los com muita força,  ir ao médico anualmente para realizar exames oftalmológicos, e fazer pausas durante o uso constante de computadores e televisões, podem evitar muitos problemas.

Continua depois da publicidade

Além disso, outras medidas devem ser tomadas, como nunca utilizar colírios sem prescrição médica. Os óculos de grau também precisam ser  limpos constantemente, dessa forma, é possível até prevenir o contágio e a disseminação da COVID-19.

Confira alguns passos essenciais para a limpeza dos seus óculos:

  • Lave-os no mínimo três vezes ao dia, apenas com água e sabão neutro. Nunca use álcool em gel ou líquido, pois pode danificar seus óculos;
  • Nunca compartilhe seus óculos;

  • Lave as mãos com frequência, mesmo estando em casa, e as higienize com álcool 70%.