FecharX

Descubra o jeito certo de lavar e secar seus cabelos!

Revelamos os segredos, erros e truques na hora de cuidar dos seus fios.



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 172836 lavar cabelos
Água fria é o ideal para os fios.
Redação Sou BH
11/05/16 às 17:29

Por Viva Linda

Um cabelo bonito é tu-do, né? Você pode até estar num dia ruim, mas se o cabelo estiver bonito, parece que tudo melhora. A gente quer saber: como você lava seu cabelo? Existem dezenas de truques e cuidados para mantê-lo sempre lindo e bem cuidado, em qualquer situação. Que tal descobrir alguns segredos para cuidar dele?

A temperatura da água
Sim, lavar os cabelos com água quente deixa os fios ressecados e opacos. O ideal é começar a lavar com água morna e terminar com água fria. Mas o inverno chegou e alguns estados brasileiros estão muuuito frios. O truque é aproveitar a água quentinha no corpo sem molhar o cabelo (a exposição constante à água quente acaba tirando a oleosidade natural dos fios) e lavá-lo só no final, com a água o mais morna possível.

Seja gentil com seu couro cabeludo
Ao lavar os cabelos, devemos massagear a raiz, porém esse movimento deve ser feito de maneira suave e cuidadosa. Esfregar o couro cabeludo com força não irá tirar mais a sujeira ou a oleosidade e ainda pode causar ferimentos ou descamação na pele do local, além de estimular a atividade das glândulas sebáceas, que são a origem da oleosidade. Prefira movimentos leves e circulares com as pontas dos dedos. E jamais (j-a-m-a-i-s) use as unhas!

Não exagere no shampoo antiresíduos!
Eles são importantes para o bem-estar dos seus fios, mas a periodicidade ideal de uso é a cada 15 dias, mesmo para cabelos oleosos. O uso cotidiano acaba levando embora os nutrientes que constituem seus fios, agredindo seu cabelo.

Shampoo é na raiz…
Os shampoos possuem ingredientes que funcionam como detergentes e tiram a oleosidade dos fios, eles são específicos para o uso nas raízes, a parte mais oleosa dos cabelos. Já o comprimento, mesmo em cabelos oleosos, tende a ser mais ressecado. A lavagem com o shampoo deve focar-se no couro cabeludo, massageando o produto no local com suavidade. A espuma que escorre para as pontas já será o suficiente para limpá-las sem danificá-las.

… e o condicionador é para o comprimento
Assim como o shampoo é voltado unicamente para o couro cabeludo, o condicionador é pensado exclusivamente para o comprimento e não deve ser aplicado na raiz. Um erro recorrente é evitar o uso do condicionador: muitas pessoas, por terem cabelos oleosos, acham que devem não usar o produto. Porém, ele é responsável por fechar as escamas dos fios, evitando que fiquem opacos e percam nutrientes.

O secador é um aliado ou um inimigo?
Ele é um aliado, ufa! Mas não exagere: o excesso de uso pode ressecar e prejudicar os fios. Sempre que você for usar o secador, é necessário ter um protetor térmico para, como o nome diz, proteger seus fios das altas temperaturas. Ah! E evite usar o secador na temperatura máxima ou muito próximo do cabelo.

Chapinha no cabelo molhado: perigo!
Esse é um erro que não tem perdão, literalmente: a chapinha nos fios molhados ou úmidos pode causar dano que só poderá ser “revertido” com o corte, uma vez que queima e quebra os fios, com um efeito negativo que pode ser sentido imediatamente. A chapinha não é uma maneira de secar o cabelo, mas apenas de alisá-lo, portanto deve ser usada somente após a secagem, não tente pular etapas, hein? ;)

E, finalmente, a dúvida que não quer calar nunca:

Dormir com o cabelo molhado, pode ou não?
Não é o ideal, mas dormir uma vez ou outra com o cabelo molhado não é sinônimo de fim do mundo (e muito menos motivo para você ficar com o cabelo prejudicado ou feio). Nem sempre há tempo para secar o cabelo, mas você precisa tomar alguns cuidados: pentear os fios, aplicar um leave-in fazendo uma trança solta e pendendo o cabelo em um coque alto são algumas garantias de que você não vai acordar com fios embaraçados. Ainda tem medo de ficar resfriada? O cabelo molhado contribui muito pouco para você pegar um resfriado, o que não pode é dormir com o corpo frio. Se aninhe sob as cobertas e aproveite essas descobertas! <3