FecharX

Entenda como a meditação pode ser uma grande aliada no ambiente de trabalho

A prática pode proporcionar mais felicidade e propósito, além de ajudar a lidar com o estresse



Créditos da imagem: Fizkes/shutterstock
Main destaque fizkes
Redação
15/06/20 às 22:00
Atualizado em 15/06/20 às 22:00

A correria do dia a dia e a pressão do trabalho podem gerar estresse, trazendo desmotivação para lidar com a rotina. Uma das maneiras de tornar isso mais leve e enfrentar cada momento da melhor maneira possível é fazendo meditação.


A prática pode ser uma grande aliada no ambiente de trabalho e na vida como um todo, já que, se feita regularmente, proporciona paz, alegria, foco e maior habilidade para lidar com o estresse. Tati Isler, professora de meditação e CEO da TI Comunicações e TI Transforma, explica que a prática “ajuda a pessoa a acertar um espaço de plenitude, e você passa a ter um propósito, a se conhecer, a ser mais feliz no trabalho, com mais clareza para trazer soluções”, além disso, “a responsabilidade com o trabalho passa a ser uma oportunidade, ela deixa de ser uma obrigação”, conta.


E o mesmo se aplica a liderança de uma equipe. Um líder precisa estar bem consigo, ter um propósito e qualidade de vida, uma plenitude interna que influencia no meio externo. “Como alguém estressado e infeliz pode dar algo de verdade para o time, além de cobrança? A liderança de uma empresa gera muita pressão, e se você não tem um trabalho interno, acaba sofrendo”, diz Tati.


Todo esse trabalho interno pode ser alcançado com exercícios de meditação regulares, que geram uma limpeza mental e mais produtividade. De acordo com a professora, se fizer da prática um hábito, o resultado vem rápido. O ideal é tirar 20 minutos por 3 vezes ao dia para meditar, mas começar com 5 minutos já ajuda. 


Para quem deseja começar a meditar, principalmente durante o período conturbado em que vivemos, a professora dá dicas e aulas guiadas em seus canais na internet. Para ela, além de ter disciplina, “é preciso experimentar sair da sua zona de conforto e escolher fazer da meditação um hábito para ter mais paz e qualidade de vida”, finaliza.