FecharX

Olimpíada! BH tem espaço para prática de modalidades incomuns

Esgrima, tiro com arco e triathlon são algumas das opções pouco tradicionais na capital



Créditos da imagem: Reprodução / Facebook
Main 164928 arco e flecha
FMAF tem treinos frequentes no Mineirinho
Redação Sou BH
03/08/16 às 17:32

Sempre que acontece uma edição dos Jogos Olímpicos, assistimos pela TV algumas modalidades pouco comuns na cultura dos brasileiros e dos belo-horizontinos. De tão acostumados aos tradicionais futebol, vôlei, natação e basquete, vemos alguns esportes com estranheza e pensamos como estamos distantes de praticá-los algum dia.

No entanto, BH tem ótimas alternativas para quem deseja praticar com frequência modalidades olímpicas pouco comuns. Para ajudar e entrar no clima olímpico, o Sou BH elaborou uma lista com seis esportes das olimpíadas que podem ser praticados em nossa capital.

Seja em escolinhas para iniciantes, prática competitiva ou apenas por lazer, você pode encontrar ótimas opções para sair da rotina. Mas, é claro, não precisa abandonar as outras modalidades. Afinal, BH tem espaço para todos os tipos de esporte!

Confira a lista!

1- Esgrima
Onde: Barroca Tênis Clube (Rua Américo Macedo, 348 - Gutierrez)
Contato: (31) 99985-8435 / contato@esgrimabtc.com.br

Se você aprecia o show de imagens dos duelos da esgrima na Olimpíada, saiba que é possível praticá-la em BH. O Barroca Tênis Clube possui uma equipe fixa de esgrimistas. O clube está aberto para receber iniciantes, com turmas para adultos e crianças a partir de 7 anos, com disponibilidade para aula experimental. A matrícula custa R$ 30 e a mensalidade varia de acordo com o número de aulas semanais. A sala de esgrima também conta com turmas para cadeirantes.

2- Tiro com Arco
Onde: Mineirinho (Av. Antônio Abrahão Caran, 1000 - São Luiz)
Contato: secretaria@arcoeflecha.org.br

Popularmente conhecido como arco e flecha, o tiro com arco também pode ser praticado regularmente na capital. A Federação Mineira de Arco e Flecha (FMAF) funciona no Mineirinho, onde também são oferecidas aulas para alunos a partir de 6 anos. O material é fornecido pela própria FMAF e já está incluso na mensalidade do curso. As aulas acontecem nos sábados, domingos e feriados, no período da manhã.

3 - Atletismo
Onde: Lagoa Seca, orla da Pampulha e espaços abertos
Contato: (31) 99154-5000 / lucasbolinha@b2runinng.com.br

É verdade que o atletismo tem dezenas de modalidades dentro do programa olímpico, mas as corridas de resistência têm destaque. Além da maratona, 42 km disputados na rua, acontecem também as provas de 5 km e 10 km, em pista. As distâncias menores caem cada vez mais no gosto do público de BH, mas demandam um bom preparo físico por parte dos desafiantes. A alternativa é procurar uma assessoria esportiva, como a B2 Running, para que professores profissionais desenvolvam treinos e acompanhem a evolução do atleta. Os principais pontos de corrida da capital são a Lagoa Seca, no Belvedere, e a orla da Pampulha.

4- Handebol
Onde: quadras particulares

Contato: via página do Facebook

Apesar de ser um dos esportes mais praticados nos colégios, o handebol não tem tanto espaço no cenário profissional de BH. Restou aos amantes da atividade as tradicionais “peladas”. O grupo autônomo Handebol BH organiza esses encontros, sem caráter competitivo, para que os belo-horizontinos possam praticar o esporte. Não existe um organizador fixo e os próprios membros do grupo podem propor datas e horários para a prática do handebol.

5- Ciclismo Mountain Bike
Onde: trilhas no entorno de BH

Se você pedala e gosta de aventura, talvez esteja na hora de experimentar o Mountain Bike. De cara, saiba que BH é um verdadeiro paraíso para o esporte. A capital é cercada de montanhas, que proporcionam terrenos acidentados perfeitos para a prática em meio à natureza. Condomínios como o Alphaville e o Retiro das Pedras têm algumas trilhas famosas pelos apreciadores do esporte. Quer conferir mais? Veja essa lista do Sou BH.

6- Triatlhon
Onde: espaços abertos da cidade
Contato: (31) 98869-0300 / oi@grupomais.online

Essa é para quem já pratica corrida, natação ou bicicleta, mas quer ampliar o universo esportivo. O triathlon é uma das modalidades olímpicas que mais exige preparo dos atletas e, por isso, demanda apoio de um profissional. Em BH, o Grupo Mais oferece aulas e acompanhamento para quem deseja entrar nesse mundo. Locais para treinar não faltam: ruas, praças e parques de BH. E quando for necessário cair na piscina, a equipe conta com parcerias com alguns clubes e academias.