FecharX

Ginástica laboral melhora desempenho do trabalhador

Alongamentos específicos aprimoram a postura e previnem lesões



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 183844 ginastica laboral
Ginástica laboral ajuda a melhorar o desempenho do trabalhador
Redação Sou BH
13/01/15 às 11:29
Atualizado em 01/02/19 às 20:03

Por Camila de Ávila, jornalista do Sou BH

De repente você se encontra sentado na sua mesa de trabalho com uma dor na lombar, que sobe para o meio das costas, e fica sem saber o que fazer. Muda de posição na cadeira. Coloca mais baixa, depois mais alta, levanta e vai até o bebedouro para dar uma esticada nas pernas. Volta, senta e aquele incomodo continua. Sabe o que é isso? Falta de alongamento. Para melhorar este desconforto, surgiu a ginástica laboral. Vamos fazer?

Segundo a fisioterapeuta Luciana Breguez a “ginástica laboral se baseia em alongamentos realizados pelos profissionais em curto período de tempo no ambiente de trabalho”. Laboral vem da palavra labor, que significa trabalho. Os exercícios realizados na ginástica laboral são baseados em alongamentos do corpo todo, e cada um dos alongamentos é feito de acordo com a função exercida pelo trabalhador. É realizada em tempo curto para não sobrecarregar o funcionário. 

Os exercícios da ginástica laboral não têm contra indicação, segundo a fisioterapeuta Luciana Breguez “não tem uma profissão específica. A ginástica laboral pode e deve ser feita em qualquer profissão”. Além dos benefícios para o conforto no trabalho, a ginástica laboral apresenta várias melhorias na saúde. “Alivia o estresse, melhora a postura do corpo, diminui o sedentarismo e previne lesões. Para a empresa, a ginástica laboral melhora a produtividade, previne a fadiga muscular e lesões ocupacionais”, ressalta Luciana.

“A ginástica laboral pode ser feita de 2 a 3 vezes por dia. Para prevenir doenças ocupacionais do trabalho e para dar aos trabalhadores uma melhor qualidade de vida”, explica a fisioterapeuta. Há programas de computador e aplicativos que são fáceis de serem instalados e que ajudam o trabalhador a lembrar de fazer os exercícios. A pessoa pode colocar o alarme do programa para disparar com intervalos de tempo que o façam realizar os exercícios até três vezes ao dia.

E aí? Vamos exercitar?