FecharX

Hemocentro de BH vai funcionar no sábado e na segunda de carnaval

A manutenção do estoque é fundamental para suprir a demanda de períodos com maior fluxo nas estradas e grandes aglomerações



Créditos da imagem: Adair Gomez/Hemominas
Main 16 01 2015 sala de coleta hbh fotos adair gomez img  12
Redação Sou BH
22/02/19 às 21:31
Atualizado em 22/02/19 às 21:37

Os dias de festa no carnaval também podem ser dias de solidariedade. O Hemominas em BH vai funcionar no sábado (2/3), das 7h às 18h, e na segunda-feira (4/3) de folia, das 8h às 12h, para atender os agendamentos de doações de sangue.  

Em períodos de férias escolares e véspera de feriados, como o carnaval, há uma diminuição de comparecimento dos doadores nos hemocentros, que segundo as estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) já acontece abaixo da média necessária para suprir a demanda. Por isso, a fundação começou a promover ações de incentivo à doação no início de fevereiro, como caravanas de doadores e campanhas em universidades e igrejas.

É importante ressaltar também a necessidade das doações serem constantes o ano todo já que o banco de sangue tem validade. “Uma redução no comparecimento afeta rapidamente o estoque de plaquetas necessárias a pacientes com distúrbios de coagulação. E um comparecimento em massa no mesmo dia pode fazer com que o sangue doado seja inutilizado, caso passe do período de validade”, esclarece Heloísa Gontijo, gerente de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas.

Seja um doador 

Para ser voluntário, o candidato pode agendar o comparecimento pelo site, pelo aplicativo MG APP ou pelo telefone 155 – opção 1. Isso traz mais agilidade ao atendimento, o que diminui o tempo de espera para cada doação. O Hemocentro de BH está localizado na Alameda Ezequiel Dias, 321 no bairro Santa Efigênia.