FecharX

Inverno saudável: cinco dicas para evitar a Gripe

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lança campanha #ChegaDeGripe esclarecendo dúvidas sobre a doença



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 152110 como evitar gripe inverno saudavel
#ChegaDeGripe: ambientes fechados e desatenção com higiene são fatores importantes na contaminação
Redação Sou BH
29/06/15 às 15:28

O inverno é um dos vilões para quem quer fugir da gripe. Por causa das baixas temperaturas e aquele ventinho gelado, é comum ter que lidar com ambientes fechados, em casa, no trabalho ou em locais com grande circulação de pessoas, como no transporte coletivo. É justamente sobre isso que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) quer abordar com a campanha #ChegaDeGripe. O órgão alerta que ambientes fechados e desatenção com higiene são fatores importantes na contaminação.

Mesmo sendo considerada inofensiva por boa parte da população, a gripe é coisa série e pode ser evitada. Entre os sintomas mais comuns estão o aparecimento de espirro, coriza, tosse, febre alta, dor de cabeça e prostração. 

transmissão da Gripe ocorre, geralmente, por secreção e pela inalação de partículas de saliva infectada em suspensão no ar. Por isso, uma mudança de hábitos é necessária para manter as pessoas longe dos incômodos causados pela doença. Confira as cinco dicas da SES-MG que podem ser incorporadas no seu dia a dia para ajudar a prevenir a contaminação.

1 - Hidratação

Beba bastante água! Isso ajuda a manter as vias respiratórias bem hidratadas para dificultar a entrada de vírus e bactérias. Além disso, nosso corpo perde água todos os dias através da urina, da respiração e do suor. Por isso, manter a hidratação é fundamental para o bom funcionamento dos órgãos, garantindo que todas as funções do organismo serão cumpridas.

2 - Lavar as mãos

Lave bem as mãos e com frequência. É importante ensaboar as palmas e as costas das mãos, massageando os dedos e também o espaço entre eles, além de limpar embaixo das unhas. Feche a torneira durante a lavagem e, quando for enxaguar, esfregue bem uma mão na outra. Este gesto simples é uma das medidas mais eficazes na hora de se prevenir contra gripes e resfriados.

3 - Faxina

Uma boa dica é deixar uma toalha molhada ou um recipiente com água dentro do quarto, para melhorar a umidade do ar. Também é importante manter a casa limpa e livre da poeira, para melhorar a qualidade do ar. Deixe os cobertores e travesseiros bem limpos, para evitar a proliferação de ácaros causadores de alergias.

4 - Ventilação

Abra as janelas. Deixe que o ar circule pelo ambiente para evitar a proliferação de fungos, bactérias e vírus. Essa é uma medida simples, mas que pode ajudar a evitar gripes e resfriados. Além disso, é uma boa dica para os alérgicos a fungos e ácaros.

5 - Aglomeração

Evite locais fechados e com muitas pessoas. Dentro do transporte coletivo, mantenha a janela aberta ou fique próximo do local com maior circulação de ar. Por causa do frio, as pessoas costumam ficar aglomeradas, mas essa prática facilita a transmissão dos vírus causadores da gripe e resfriados.

A SES-MG mantém uma página com muitos outros esclarecimentos sobre a Gripe. Quer saber mais? Acesse: www.saude.mg.gov.br/gripe.