FecharX

Mais da metade dos adolescentes de 14 anos já consumiu bebidas alcoólicas

Saiba como ajudá-los e instruí-los nesta fase da vida: diálogo e acompanhamento são fundamentais



Créditos da imagem: Graphic.mooi/Shutterstock.com
Main 171153 consumo de %c3%a1lcool shutterstock por graphic.mooi
Redação Sou BH
20/11/18 às 17:55
Atualizado em 11/02/19 às 18:20

Especial publicitário - Este material é patrocinado*

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) mais recente realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que o consumo de álcool entre os adolescentes está alto no Brasil. A amostra apontou que 55,5% dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental já tinham consumiram uma lata de cerveja, uma taça de vinho ou uma dose de cachaça ou uísque. Além disso, 21,4% informaram que já sofreram algum episódio de embriaguez.

O consumo precoce e excessivo de bebida alcoólica pode causar outros problemas, como baixo rendimento escolar, acidentes, violência e outros comportamentos de risco como tabagismo, uso de drogas ilícitas e sexo desprotegido. Veja como pais e familiares podem ajudar os adolescentes na prevenção ao consumo precoce e excessivo do álcool.

Diálogo

Converse com seus filhos sobre os perigos do álcool, incluindo o consumo excessivo de bebida. Crianças que são advertidas sobre isso por seus pais e que relatam relações próximas com eles são menos propensas a começar a beber.

Fatores sociais e culturais

Ter amigos ou um parceiro próximo que bebe regularmente pode aumentar o risco de problemas relacionados ao uso de álcool. Para os jovens, a influência dos pais, colegas e outros modelos pode ser um sério fator de risco.

Comportamento

A intervenção precoce pode prevenir problemas relacionados ao álcool em adolescentes. Esteja atento caso: eles percam interesse em atividades ou com a aparência pessoal; estiverem com olhos vermelhos, fala arrastada, problemas de coordenação e lapsos de memória; problemas escolares; mudanças de humor frequentes; comportamento defensivo.

Acompanhamento

Se seu filho já passou por algum tratamento devido ao consumo de álcool, peça orientação médica sobre quais cuidados são importantes para ajudar a prevenir o consumo excessivo de bebidas alcoólicas no futuro.

Esteja presente

Avalie se está sendo um bom ou mal exemplo para o seu filho quanto ao consumo de bebidas. Deixe que ele saiba qual comportamento você espera dele e as consequências caso não siga as orientações. Por fim, converse abertamente, passe tempo de qualidade em conjunto e envolva-se ativamente na vida dele.

Texto: Jailde Barreto / Design: Alex Mendes e Gustavo Deip
Fonte: Mayo Clinic
Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante