FecharX

Marmita ou restaurante? Faça escolha saudáveis na sua rotina alimentar

Preparar as refeições ou montar um prato no restaurante têm seus prós e contras. Veja dicas para extrair o melhor em cada opção



Créditos da imagem: Andrea Cupolillo/Shutterstock.com
Main 215258 marmitas andrea cupolillo shutterstock
Marmita precisa ter opções saudáveis de alimentos
Redação Sou BH
18/09/18 às 21:53
Atualizado em 11/02/19 às 18:28

Fazer a própria refeição pode parecer difícil, mas com um pouco de paciência, dedicação e criatividade é possível criar um hábito saudável. A seguir, listamos os primeiros passos para quem quer aderir às marmitas na rotina alimentar. Mas, se para você a única alternativa viável é o restaurante, veja dicas para fazer escolhas inteligentes no cardápio.

Planeje

Planejar o cardápio da semana é o primeiro passo para começar a depender cada vez menos dos restaurantes e fast foods. Ao preparar o seu próprio alimento, você passa a ser mais seletivo na escolha dos produtos e, consequentemente, ganha em qualidade. O momento pode ser também adequado para avaliar como está sendo utilizado o seu tempo livre e como poderá se dedicar mais no preparo das refeições.

Faça listas

Com o planejamento e a lista do supermercado em mãos, o próximo passo é ir às compras. Lembre-se de não ir ao supermercado de estômago vazio, para não cair na tentação de levar o que não precisa.

Reduza o sódio

Quem se alimenta fora de casa tem mais dificuldade para controlar a quantidade de sal ingerida ao longo do dia. Já em casa, é possível fazer a dosagem adequada e evitar produtos como realçadores de sabor, que têm grande quantidade de sódio. Dica: o uso de temperos e ervas naturais reduz a necessidade de sal nos alimentos.

Montando a marmita

Lembre-se dos substitutos saudáveis dos grupos do carboidrato, da proteína e das leguminosas, além de variar na escolha de legumes e verduras. Prefira grelhar, assar ou cozinhar, em vez de fritar. Para não exagerar, distribua as porções em um prato e veja a real quantidade colocada na marmita. Para o transporte, acondicione o recipiente em uma bolsa térmica.

Otimize o preparo

Você não precisa preparar um prato novo todos os dias. A maioria das receitas pode ser congelada para consumo ao longo da semana, tirando do freezer um dia antes.

No restaurante...

·  Prefira os estabelecimentos que servem refeições feitas na hora, como os que vendem comida por quilo.

·  Consuma diariamente legumes, verduras e hortaliças.

·  Não adicione sal nas refeições.

·  Dê preferência aos alimentos integrais.

·  Escolha carnes magras e grelhadas, assadas ou cozidas.

·  Evite o consumo de líquidos durante as refeições.

Por Portal Unimed

Fontes: Ministério da Saúde/ Hospital Albert Einstein