FecharX

Modelos com síndrome de Down estrelam desfile de noivas inédito em BH

Iniciativa conta com produção de Nilton Mattos e peças de Giulliano Oliva



Créditos da imagem: Viva Down/Divulgação
Main viva down noivas desfile bh
Instrutor de moda e consultor de imagem, Nilton Mattos preparou equipe de modelos selecionadas pelo Instituto Viva Down
Redação
15/03 às 16:24
Atualizado em 15/03 às 16:24

Dia Internacional da Síndrome de Down, esta quinta-feira (21 de março) será marcada por um glamouroso desfile de noivas no Minas Shopping (Av. Cristiano Machado, 4000 - União). O mall recebe o evento 'Viva Down Noivas', protagonizado por pessoas com síndrome de Down, a partir das 19h30 na Praça de Alimentação (piso 2). A entrada é gratuita, sem retirada de ingressos.

Representatividade

Os vestidos assinados pelo estilista mineiro Giulliano Oliva serão apresentados por 12 modelos assistidas pelo Instituto Viva Down, instituição sem fins lucrativos que promove a inclusão de pessoas com deficiências intelectuais. Além de reafirmar a presença destas pessoas nos mais diversos campos da sociedade, o desfile tem a missão de destacar que as pessoas com síndrome de Down também sonham em encontrar o amor e construir uma vida a dois.

"É uma ação simbólica para proporcionar esse momento especial a elas, além de estarmos no mês da mulher, o que é muito significativo", afirma Iracema Machado, diretora do Viva Down. Além das noivas, o desfile terá duas damas, duas floristas gêmeas e um pajem. A produção é assinada pelo instrutor profissional de moda e consultor de imagem Nilton Mattos.

Pioneirismo

Segundo Iracema, o desfile do Viva Down é uma iniciativa ainda inédita em Belo Horizonte. "O impacto social é muito grande. Aquilo transborda, fica na mente das pessoas. Não é comum ver um desfile de noivas PCD. Em Belo Horizonte, inclusive, é a primeira vez. Esse é o nosso maior intuito: mostrar que as pessoas com deficiência são capazes e competentes", afirma a diretora do instituto.