FecharX

Músicas ajudam no combate ao estresse e solidão

Determinadas canções contribuem com o relaxamento e provocam uma sensação de bem estar no corpo



Créditos da imagem: Gaudi Lab / Shutterstock.com
Main gaudilab.capa
Redação Sou BH
03/04/20 às 18:00
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Quem canta seus males espanta. Quem nunca chegou em casa depois de um dia cansativo e ouviu uma boa música para relaxar? Bem, isso tem um motivo. Diversas pesquisas já comprovaram a eficácia das canções no combate às mais diversas doenças.


De acordo com a DJ e  especialista em neurociência e comportamento, Pillar Gama, determinadas canções ajudam a relaxar e provocam reações neurofisiológicas que resultam em uma sensação de bem-estar. “Existem músicas que são comprovadamente eficazes na melhora do humor e no combate à depressão”, conta.


Quando tocamos ou ouvimos algum instrumento, diversas áreas do cérebro são instigadas. Mesmo que intuitivamente, as pessoas sabem selecionar o melhor tipo de som para casa ocasião.  Os tratamentos complementares de musicoterapia, por exemplo, podem aprimorar o aprendizado na infância ou até mesmo dar suporte para que crianças autistas interajam melhor com amigos e familiares.


Playlist para quarentena


Em um período conturbado como o que vivemos, escutar algumas músicas ajudam a passar por ele de forma mais tranquila. Pensando nisso, os DJs residentes da Festa Ploc, muito famosa no Rio de Janeiro, lançaram uma playlist com os maiores sucessos do repertório retrô.


A seleção vai desde de David Bowie a Biquini Cavadão. Ela está disponível na plataforma do Spotify. Aproveite.