FecharX

O que considerar na escolha de um terno para a formatura

Saiba como comprar ternos para diferentes ocasiões



Créditos da imagem: Divulgação
Main 131933 festas ternos abre
Saiba como comprar o terno certo para cada ocasião
Redação Sou BH
21/11/14 às 21:36
Atualizado em 01/02/19 às 20:02

Por Luiza Rocha, consultora em moda masculina e blogueira no Trends On The Rocks

O fim de ano está aí e com ele não poderíamos deixar de falar sobre as formaturas. Muita gente fica perdido nesta hora que costuma ser uma ocasião na qual grande parte dos homens aproveita para comprar seu primeiro terno. Dito isso eu montei três sugestões para os tons mais comuns de ternos.

O NÚMERO 1

Pode parecer estranho, mas o terno essencial no guarda-roupa masculino - e o primeiro que você deve adquirir – é o terno azul marinho ou azul noite. Um terno muito clássico e que te permite muito mais liberdade de combinações de cores que o preto. Aqui você tem duas dicas de camisas (branca e azul clara) e diversas opções de gravatas estampadas nos tons de azul e cinza, mas fica muito bem também com as camisas em tons de rosa e com os tons terrosos (marrom claro, médio e escuro).

Nos pés ele vai bem com sapato preto, marrom, azul marinho e cinza. A combinação mais elegante é com o marrom, mas se preferir o preto você pode ficar à vontade.


O SEGUNDO DA FILA

Caso você ache muito estranho o terno azul marinho a minha dica é optar pelo terno grafite ou cinza médio. Os tons de cinza também são muito versáteis e você dificilmente irá errar na escolha da camisa. Camisas coloridas ficam, definitivamente, mais elegantes quando usadas com os ternos marinho e cinza.

Aqui você vê três possibilidades de combinações: camisa rosa, azul e marrom. As gravatas têm estampas mais ousadas e casuais, já pensando na ocasião e na média de idade dos formandos em geral. Pessoas jovens podem e devem apostar em peças que tenham uma linguagem mais jovial.

Nos pés eu indico os sapatos marrons quando o terno for combinado com camisas coloridas. Deixe o sapato preto para quando a camisa for branca ou em outro tom de cinza.



BÁSICO, MAS NEM TANTO

Por fim aquele que a maioria das pessoas – homens e mulheres – acredita ser o mais versátil dos ternos: o preto. Parece mentira ou insanidade, mas o terno preto é muito limitador na hora de escolher os tons de camisa e gravatas. Limite-se a camisas brancas e em tons de cinza ou acinzentados. Fuja da combinação com rosa! Fuja mesmo!

Para dar mais graça você pode optar por gravatas lisas ou estampadas nas cores: preto, vermelho escuro, vinho, azul marinho ou qualquer tom de cinza. Nos pés limite-se ao preto e procure dar especial atenção aos sapatos sociais. Evite sapatos com muitos recortes, costuras, diferentes tipos de couro em um único modelo. Linhas simples e modelos clássicos são o segredo para maior longevidade e elegância.


#FICADICA

Formaturas são eventos formais até certo ponto. Permita-se um pouco de ousadia, diversão e não tenha medo de usar peças e tendências fora do padrão. Não existem regras tão restritas na moda masculina atual. O que vale é o bom senso e a sua vontade em usar o que te agrada e te faz sentir bem. Torne o terno mais adequado a sua personalidade e idade e não se esqueça de combinar o cinto com o sapato nas ocasiões formais.

Ótimo fim de semana e boas compras!