Grupos prioritários já podem se vacinar; imunização será oferecida em centros de saúde e pontos extras da capital
Apesar de a Prefeitura de Belo Horizonte ter antecipado a aplicação das vacinas, a Campanha de Vacinação começa oficialmente nesta terça-feira (7). Neste primeiro momento, a vacina será aplicada em grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; profissionais da saúde; idosos; gestantes e mulheres no pós-parto de até 45 dias. Esses grupos têm maior risco de complicações decorrentes do vírus influenza, que podem evoluir para quadros graves ou até levar à morte.
As vacinas estarão disponíveis nas nove regionais da capital, nos 153 centros de saúde da rede municipal, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante e em seis pontos extras distribuídos pela cidade. Os locais, com respectivos endereços e horários de funcionamento, estão listados no portal oficial da Prefeitura de Belo Horizonte.
Leia mais
O imunizante utilizado é do tipo trivalente, ou seja, protege contra três tipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e influenza B.
No ato da vacinação, é obrigatório que as pessoas incluídas nos grupos prioritários apresentem um documento oficial com foto, CPF e o cartão de vacinação. No caso das puérperas, é necessário também levar a certidão de nascimento da criança ou o comprovante de internação emitido pelo hospital onde o parto aconteceu.