FecharX

Outubro Rosa: prevenção e tratamento do câncer de mama ganham visibilidade

Médico especializado em Mastologia, Ginecologia e Obstetrícia, Silvio Bromberg, esclarece dúvidas sobre o câncer de mama em tempos de pandemia



Créditos da imagem: Alejandro_Munoz/shutterstock
Main destaque alejandro munoz
Redação
04/10/20 às 20:41
Atualizado em 04/10/20 às 20:41

Outubro Rosa é um movimento de conscientização para a prevenção do câncer de mama criado nos Estados Unidos no início da década de 1990, que se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil em 2002, quando um monumento em São Paulo foi iluminado com a cor rosa. Desde então, as ações de prevenção do câncer de mama realizadas nos estados foram unificadas, e o laço rosa passou a ser o símbolo da campanha também em nosso país.

Neste ano, a campanha tem outro fator a ser levado em conta: a prevenção e o tratamento do câncer de mama durante a pandemia. Silvio E. Bromberg, médico especializado em Mastologia e Ginecologia, autor do livro “Abrindo o jogo – Uma conversa direta sobre câncer de mama” (Paulinas Editora, 2020), esclarece algumas dúvidas sobre o tema.

Sobre a descoberta da doença, o Silvio diz que “a primeira coisa é aceitar o diagnóstico e entender que essa doença, na grandíssima maioria das vezes, tem tratamento efetivo e possibilidade de cura. Procurar utilizar esse momento como um ponto de mutação, ressignificando a vida e seus valores de uma maneira positiva e assertiva”.

O médico fala ainda sobre a importância de “entender que o tratamento, na maioria das vezes, é somente por um período, uma fase que, dentro de todo o contingente de vida que temos, significa muito pouco, ou seja, tratar-se por meses é muito pouco quando se tem uma expectativa de muitos anos de vida. O tempo passa, e sempre muito rápido, ou seja, muito em breve, todo esse desafio estará ultrapassado e resolvido. O importante é enfrentar e não desistir, porque depois, certamente, vem a calmaria”, completa o especialista.

  • Abaixo, algumas dicas sobre o câncer de mama extraídas do livro escrito pelo médico:
  • Mais de 98% das mulheres com câncer de mama sobrevivem se a doença for detectada na fase inicial.
  • Informe seu médico se souber de qualquer caso de câncer na família.
  • O álcool aumenta o risco de diversos tipos de câncer, inclusive o de mama!
  • A melhor estratégia para prevenir a perda de massa muscular durante a quimioterapia é a inclusão de exercícios de resistência em sua rotina. 
  • A prática regular de exercícios é recomendada antes, durante e após o tratamento de câncer.
  • “Tenha em mente que, quanto mais souber sobre o que está acontecendo com você, maiores serão suas chances de cura” – Ana Furtado, atriz e apresentadora.
  • “O importante é enfrentar o tratamento e não desistir, porque depois, certamente, vem a calmaria” – Dr. Silvio E. Bromberg.