FecharX

Por trás da beleza do Minas Trend

Maquiadores e cabelereiros ajudam a embelezar o maior evento de moda do estado



Créditos da imagem: Agência Fotosite
Main maquiagem minas fotosite 2 20141008190117
Nos bastidores do Minas Trend
Redação Sou BH
22/01/15 às 21:08
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Por Camila de Ávila, jornalista Sou BH

Parte muito importante de um desfile de moda, a beleza, como dizem os maquiadores das passarelas, é capaz de transformar a imagem da coleção. Pesquisada e elaborada em conjunto pelo estilista e maquiador, a maquiagem compõe a roupa e transforma a modelo. O maquiador Rubens Ramos recebeu, no backsatge no Minas Trend, a equipe do Sou BH e mostrou como é feito este trabalho de composição de imagem.

Rubens é proprietário do salão “E o Cabelo?” e trabalha fazendo a beleza de eventos como Minas Trend e o São Paulo Fashion Week. “Trabalhar nesses eventos é um aprendizado, um verdadeiro workshop de maquiagem e cabelo porque vemos maquiadores do mundo todo ao nosso lado, passando o que é tendência fora daqui”, conta.

O cabelereiro explica que a ideia da beleza do Minas Trend Outono/Inverno 2015 é do carioca Ricardo dos Anjos, que teve sua consagração em 2010 na capital mineira, quando o evento ainda se chamava Minas Trend Preview. Ricardo foi responsável por toda a beleza dos desfiles daquele ano. Em seguida, participou do programa “Por um Fio” do canal a cabo GNT, apresentado pela atriz Juliana Paes.

Rubens explica que o projeto da maquiagem e do cabelo é feita em conjunto entre Ricardo dos Anjos e o estilista de cada grife. Mas que nesta edição do evento há características comuns em todas as maquiagens. “Pele limpa e saudável, só correção. É a maquiagem para não ser vista. Cabelo natural e com um pouco de frizz. A onda é naturalidade”, explica.

O maquiador Douglas Guerra afirma que a maquiagem está mais simples. “Percebi que a pele não é opaca, nem molhada, está aveludada e acetinada, com um leve brilho”, ressalta. O maquiador é um profissional que atende as funções estéticas e que possui um conhecimento específico acerca dos tipos de maquiagem e do tipo de pele das pessoas que são maquiadas. Este profissional não deixa uma pessoa mais bonita, mas ressalta a beleza natural de cada um.

A jornalista de Moda do site Fashionistando, Fabíola Paiva, explica a importância da maquiagem no desfile de moda. “A maquiagem pode transformar uma mulher. Ela muda de acordo com cada desfile e o mínimo traço pode modificar tudo. A maquiagem faz parte da história que é contada na passarela, complementa a história do que o estilista está contando. É fundamental!”, afirma.



A modelo Luciana Carvalho ressalta que a maquiagem ajuda a criar o clima para a passarela. “Trocamos de beleza muito rápido e em pouco tempo. Isso ajuda a gente a criar a ‘personagem’ que vai entrar na passarela”, explica. São duas horas de trabalho para cinco minutos de passarela.

A rapidez do trabalho no backstage é um ponto muito importante. Segundo Rubens, o maquiador e o cabelereiro têm que ser rápidos e saber trabalhar junto. “Às vezes ficam dois cabelereiros, um maquiador, o manicure e o pedicure ao mesmo tempo na mesma modelo. É uma loucura! Temos duas horas para arrumar 30 modelos”, explica.

O maquiador Douglas Guerra explica que o que vem com tudo é a boca vermelha. “Percebemos na passarela como as bocas estão bem marcadas em tons de vermelho”, conta. Os olhos devem ser bem delineados com pouco esfumaçado. “Os olhos estão apresentando forte marca de delineador, um traço seguindo bem a linha da pálpebra nos cílios”.

Veja as fotos do segundo dia de evento.