FecharX

Psicólogo mineiro cria plataforma para terapias on-line

A cada consulta paga, uma é doada pela Escuta Aqui para pessoas não têm condições financeiras de arcar com o atendimento psicológico



Créditos da imagem: Fizkes/shutterstock
Main destaque fizkes
Redação
22/05/20 às 14:00
Atualizado em 22/05/20 às 14:00

Cuidar da saúde mental é muito importante para alcançar equilíbrio das emoções e manter o bem estar social e físico em dia. Uma das formas de garantir isso é através da psicoterapia, que se tornou ainda mais necessária neste momento de incertezas que vivemos.


Para driblar a impossibilidade de realizar atendimentos psicológicos presenciais, devido ao isolamento social, e manter a atenção dos profissionais com os pacientes que precisam, o psicólogo e psicanalista Matheus Santos criou a plataforma de terapia on-line “Escuta Aqui”.


Matheus conta que já tinha planos de fazer algum projeto de impacto social, e que logo no início da pandemia, quando psicólogos próximos a ele precisaram dar uma pausa nas consultas devido às orientações de distanciamento social, a ideia tomou forma. “Além de dar uma oportunidade de renda aos colegas de profissão que precisaram pausar os atendimentos, percebi muitos amigos passando por momentos de angústia, e assim surgiu o Escuta Aqui”, relata. 


Todo o atendimento é feito on-line, hoje através de plataformas como o Zoom e Hangout, mas com uma plataforma própria do projeto em desenvolvimento. Um diferencial são as consultas gratuitas, voltadas para pessoas que não têm condições de arcar com os custos da terapia. A cada sessão paga no site, uma é doada para esse público.


Para o psicólogo, “fazer algo sem retorno social, principalmente neste momento, não tem sentido”, e acredita que “o acesso à psicoterapia ainda é um artigo de luxo no Brasil, e que precisa ser cada vez mais disseminado”, afirma. Porém, Matheus lembra que o processo é gratuito mas os interessados devem atender aos critérios para se inscrever, disponíveis no site.