FecharX

Reiki ganha espaço em BH

Prática canaliza energia e oferece bem-estar para pessoas



Créditos da imagem: Divulgação
Main reikipeace 20141014212010
Terapia oferece o bem estar por meio do equilíbrio energético
Redação Sou BH
22/01/15 às 20:54
Atualizado em 01/02/19 às 20:01

Por Camila de Ávila, jornalista Sou BH

Você conhece o Reiki? A prática não é nova e vem conquistando muitos adeptos em Belo Horizonte. Com as mãos, os terapeutas buscam oferecer mais bem-estar para as pessoas. Segundo Sheila Teixeira, terapeuta em Reiki há 16 anos pela clínica Ser Essencial, “o Reiki é uma técnica de transferência de energia vital que faz parte das curas vibracionais ou quânticas”, explica. A técnica nada tem a ver com religião é sim uma troca de “vibrações do campo magnético do terapeuta, sobre o campo magnético do consulente”, afirma Sheila, que não chama as pessoas que atende de pacientes.

A técnica foi desenvolvida em 1922 pelo japonês Mikao Usui. Mas segundo o que está descrito no Novo Testamento, Jesus Cristo já curava as pessoas por meio de suas mãos. Isso está descrito no livro de Mateus (Mt 8:3): “Jesus, pois, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. No mesmo instante ficou purificado da sua lepra”.

O objetivo do Reiki é proporcionar um bem estar integral no aspecto físico, mental, emocional e energético. Sheila afirma que a prática é indicada para “reequilibrar o fluxo de energia de cada indivíduo. Quando esta energia está equilibrada a saúde melhora, assim como a organização emocional e dos pensamentos”, diz.

Qualquer pessoa pode fazer o Reiki em outra, basta ter o conhecimento e desenvolver a habilidade. “Ter o magnetismo qualquer pessoa tem. O indivíduo terá apenas de estudar para entender como funciona e desenvolver a habilidade”, explica Sheila. “Aqui na Essencial Saúde, tomo o cuidado de desmistificar o Reiki que pode e deve ser explicado à luz da razão e da ciência. Qualquer pessoa com boa condição de saúde e conhecimento pode fazer”, ressalta.

O que o profissional do Reiki faz é “captar o fluido cósmico universal que, ao entrar em contato com o corpo se transforma em bioenergia”, conta. Rei quer dizer fluido cósmico universal e Ki significa energia anímica, da pessoa. Não há nenhuma crendice nisso. Tudo é energia, o Reiki apenas canaliza a energia do universo para a pessoa.

Esta prática é indicada para pessoas que estão com desequilíbrio energético ele ajuda a ordenar as emoções. “Faz-se uma anamnese com o consulente onde o profissional do Reiki percebe qual a necessidade da pessoa. Não há nenhuma contra indicação”, conta.

É importante ressaltar que o Reiki não cura doenças, é necessário a consulta com o médico. Ele funciona como mais uma forma de encontrar a melhora por meio do equilíbrio emocional e energético. “O Reiki ajuda a encontrar onde pode estar a enfermidade devido a energia magnética que o órgão doente apresenta”, conta Sheila. “Todo o nosso corpo produz ondas magnéticas, assim como os nossos pensamentos. Se algo não vai bem, a energia muda, o terapeuta do Reiki apenas consegue perceber isso”, diz.

O Reiki faz parte de uma gama de estudos magnéticos. Segundo Sheila, a prática é confundida com religiões por falta de conhecimento e até falta de explicação de alguns profissionais. “As pessoas querem a cura e se acontece por força de um fenômeno se torna mais excepcional”, diz.  Há algumas igrejas da religião católica e espírita que vem usando a pratica do Reiki para equilíbrio de energias e relaxamento.