FecharX

Saiba como regar as suas plantas da maneira correta

Observar é um dos passos mais importantes para entender as necessidades de cada uma das espécies



Créditos da imagem: Studio Lily/ Divulgação
Main gabriela heringer studio lily
Redação Sou BH
17/01/21 às 21:11
Atualizado em 17/01/21 às 21:11

Ter plantinhas em casa dá vida aos ambientes, deixa tudo mais alegre e com aquela atmosfera gostosa de lar de verdade. Mas muita gente desiste de ser “mãe/pai” de plantas porque, em algum momento, já deixou uma - ou algumas - morrer e acha que não tem vocação para isso. Sim, elas exigem cuidados, mas nada que um pouco de atenção e algumas dicas não resolvam.

 

Por isso, a especialista em plantas Gabriela Heringer, uma das sócias do ateliê de cerâmicas e curadoria de plantas Studio Lily, dá informações preciosas do que deve e não ser feito na hora de regar. “Olhe de verdade para as suas plantas, aos poucos fica fácil identificar as necessidades delas através das folhas, que murcham ou caem. Vale lembrar também que a mudança não acontece do dia para a noite, então se você regar hoje e amanhã ela ainda não estiver muito bem, espere mais uma pouco porque ela pode reagir ainda”, explica. 


Quem tem plantinhas em lugares altos, de difícil acesso ou mesmo precisa sair durante alguns dias e não tem quem possa dar um pulo em casa para regar, existem alguns acessórios que podem ajudar. Um deles é o irrigador, com um recipiente onde é depositada uma quantidade de água, que vai sendo gotejada aos poucos na terra. 

 
Confira outras seis dicas para saber o que fazer ou não na hora de regar as suas plantas: 

Borrifador 

Não usar o tempo todo porque a planta pode ficar “melada”. A água fica na superfície e não molha nem a terra, nem a raiz adequadamente. 


Rega consistente 

Regar ao redor da planta, ao longo de toda a borda do vaso, até sair água pelos buraquinhos do recipiente. 


Sol 

Regar no meio do dia, com sol quente, faz a água evaporar mais rápido, e a raiz pode “cozinhar”. Então os melhores horários são de manhã cedo ou ao entardecer. 


Dedo 

Nada de regar todas as plantas nos mesmos dias e horários pré-estabelecidos por você. Para sentir a necessidade de cada uma basta usar o dedo. Isso mesmo. Coloque a metade do dedo na terra para sentir se está seca ou não e, só então, decidir se é o momento de regar. 


Água da chuva 

Se tiver uma varanda ou local que possa colocar todas as plantinhas durante a chuva, elas vão adorar. Uma ideia, caso não dê para movimentar os vasos, é usar um recipiente para recolher a água e depois utilizá-la para regar.  


Luminosidade e local 

Isso faz toda diferença na hora da rega. As que estão perto da janela ou do ar-condicionado precisam de muito mais água do que as que estão em locais mais escondidos e com menos vento. Neles, a água evapora mais devagar e a terra fica mais úmida por mais tempo.