Secretaria de Saúde alerta sobre uso de vacinas desatualizadas e ineficazes

O governo está advertindo a população sobre ações de imunização contra influenza com material de 2018 em clínicas privadas

Créditos da imagem: Marcus Ferreira
Redação Sou BH
14/02/19 às 17:35
Atualizado em 14/02/19 às 19:02

Quem for se vacinar contra a gripe neste ano precisa ter atenção redobrada. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está fazendo um alerta sobre campanhas imunização promovidas por clínicas e outras entidades privadas. Algumas instituições têm feito ações no estado para disponibilizar vacinas da temporada 2018, ineficazes para a proteção contra a doença, pois não são compostas com as cepas da temporada 2019.

Continua depois da publicidade

“Não se trata de vacinas vencidas, mas sua composição está desatualizada, pois não contêm as cepas indicadas em estudos e documentos técnicos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. As pessoas ficarão com falsa sensação de proteção”, adverte a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES, Janaína Fonseca Almeida.

Ainda, segundo a técnica, a vacina para 2019 ainda não foi distribuída, nem para a rede pública, nem para a rede privada. A campanha oficial de vacinação está prevista para acontecer durante o outono, entre 15 de abril e 31 de maio, de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações.

“É importante reforçar que o Ministério da Saúde indica a vacinação contra influenza neste ano utilizando-se a vacina com composição de 2019. Deve-se salientar que ocorreram duas mudanças em relação à vacina trivalente indicada para a temporada de 2019, comparada à utilizada no ano passado”, explica.

Além disso, esse tipo de vacinação, promovida por entidades privadas ou empresas voltadas para os colaboradores e trabalhadores, precisa ser previamente autorizada pela Vigilância Sanitária. “Eles realizam o que qualificamos como ação de vacinação extramuro. É uma atividade vinculada a um serviço de vacinação licenciado, que ocorre sazonalmente ou a um programa de saúde ocupacional, destinada a uma população específica em um ambiente determinado e autorizada pelos órgãos sanitários competentes das secretarias estaduais ou municipais de saúde”, esclarece Janaína.

Aqueles que compõem o grupo alvo para vacinação contra gripe da temporada de 2019 deverão receber a vacina com as novas cepas durante a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza 2019. “Esta medida visa reduzir a gravidade e complicações da doença nesse grupo. Esse alerta é válido para todo o território de Minas Gerais, independentemente do momento vivido”, destaca Janaína.

Além disso, por não estar de acordo com o calendário do Ministério da Saúde, as doses administradas nessas campanhas de vacinação não serão contabilizadas para efeito de cobertura vacinal dos municípios.