FecharX

Setembro Amarelo e a conscientização sobre a prevenção do suicídio

Em meio à pandemia, assunto se torna ainda mais necessário e um neurocientista e psicanalista dá dicas para pacientes com depressão



Créditos da imagem: Orawan Pattarawimonchai/shutterstock
Main destaque orawan pattarawimonchai
Redação
08/09/20 às 18:38
Atualizado em 08/09/20 às 18:38

Setembro Amarelo é uma campanha, iniciada em 2015 no Brasil, que busca conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio. A proposta é associar a cor amarela ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro) e dar visibilidade à causa. E, em meio à pandemia e tantas incertezas e medos, nunca se tornou tão importante trazer à tona o assunto.

Com a propagação do novo coronavírus e o consequente isolamento, o número de casos de depressão e relatos de suicídio aumentaram, devido à crise psicológica provocada pela pandemia. Em momentos como este, pessoas com ansiedade potencializada e contínua podem entrar em depressão, e pessoas em depressão têm maior risco de suicídio.

O neurocientista e psicanalista Fabiano de Abreu afirma que “Estamos imersos num cenário de incertezas e elas geram medos e angústias. É importante cuidar do equilíbrio emocional a fim de evitar ações definitivas para problemas transitórios. O suicídio não é solução; e sim mais um problema de saúde pública a ser tratado", diz.

Diante disso, o profissional dá dicas para quem sofre com transtornos psicológicos e para observar casos mais próximos e tentar ajudar. Confira:

  • Mantenha o seu tratamento psicoterápico mesmo à distância;
  • Se faz uso de medicação, siga corretamente a prescrição médica. Não aumente a dosagem, nem faça desmame por conta própria;
  • Se a sua medicação está acabando, entre em contato imediatamente com o seu Psiquiatra;
  • Mantenha-se informado somente por vias sérias e éticas de notícias. Evite “Fake News”;
  • Trabalhe a sua respiração através da meditação. A respiração consciente e ritmada mantém a homeostase do corpo;
  • Durma bem, o sono fisiológico possibilita uma “psicoprofilaxia”, filtragem e limpeza de metabólitos cerebrais.
  • Mantenha uma alimentação equilibrada. Alimentos funcionais, menos processados e coloridos;
  • Beba muita água! Mantenha-se hidratado para o melhor funcionamento de todo o sistema de filtragem e eliminação, mantendo o organismo em bom funcionamento;
  • Use a criatividade e o espaço possível para uma atividade física que goste;
  • Evite excesso de álcool, evite drogas. Mantenha-se lúcido;
  • Mantenha a rotina, isso faz com que você continue orientado no tempo;
  • Traga para sua mente bons pensamentos e boas emoções. O que nós pensamos nós sentimos;
  • Faça chamadas de vídeo ou mesmo videoconferência para reunir os amigos;
  • Descubra um talento oculto, e trabalhe-o como uma TO - Terapia Ocupacional: Escrever, desenhar, pintar, esculpir, cozinhar, bordar.

Para casos mais graves em que tenha ocorrido uma tentativa ou pensamentos de suicídio, trabalhe na “redução de danos”, mantenha-se presente de forma integral na vida do sujeito portador do transtorno – depressão, recolha a medicação, retire o que puder ser feito de corda, lâminas cortantes, e não deixe a pessoa sozinha. Acionar profissionais competentes é a melhor solução nesses casos.

Fabiano de Abreu - Neurofilósofo - neurocientista, neuropsicólogo, neuropsicanalista, neuroplasticista, psicanalista, psicopedagogo, jornalista, filósofo, nutricionista clínico, poeta e empresário.


Redes de apoio on-line

Durante a pandemia, alguns movimentos se formaram para oferecer apoio psicológico on-line e gratuito. É o caso da Rede de Apoio Psicológico e o Plantão Psicológico Virtual, que atendem profissionais de saúde que estão na linda de frente do combate à Covid-19. Contato no site oficial e via formulário, respectivamente.

Outra opção é a iniciativa Humanidades 2020, que reúne 60 psicólogos em um canal de atendimento aberto e direto. Os voluntários do projeto disponibilizam seus números de telefone e quem quiser ser atendido pode falar direto com eles por WhatsApp. Ana Luiza Novis, (21) 99609-9346, e a Laura Machado, (21) 98820-6989, são as psicólogas responsáveis.

Há ainda os canais de emergência e escuta, como o do Centro de Valorização da Vida (CVV). Ligando para o telefone 188, é possível obter atendimento gratuito 24 horas por dia.