FecharX

Setembro é o mês de conscientização sobre o linfoma

Cerca de 12.000 brasileiros recebem o diagnóstico da doença todos os anos



Créditos da imagem: Divulgação
Main reynaldo 20140915144623
O ator Reynaldo Gianecchini já foi acometido pela doença
Redação Sou BH
15/09/14 às 14:47
Atualizado em 01/02/19 às 19:59

Por Mara Alves, do Blog (Sobre) Viver
 
Embora não conste no calendário oficial de feriados e datas comemorativas, o mês de setembro é dedicado a uma nobre causa. Acontece que ele foi escolhido como mês de conscientização sobre o linfoma, um tipo de câncer que atinge o sistema linfático. Segundo a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), anualmente cerca de 12.000 brasileiros recebem o diagnóstico desta doença, sendo que a maior incidência de Linfoma de Hodgkin ocorre em adultos jovens, com idade entre 25 e 30 anos e de Linfoma Não Hodgkin em indivíduos com mais de 60 anos.

O ator Reynaldo Gianecchini, a atual presidente do Brasil Dilma Rousseff e a autora de telenovelas Glória Perez já foram acometidos por linfoma. Felizmente, todos obtiveram sucesso no tratamento e venceram o câncer. Os estudos indicam que, quanto mais cedo ocorrem o diagnóstico e o início do acompanhamento adequado, maiores são as chances de cura, que podem chegar a 85%. Por isso é importante estar atento ao conjunto de sintomas.

O sinal mais comum é o aparecimento de caroços indolores no pescoço, axila e virilha. Relata-se também a presença de febre contínua, sem causa aparente; sudorese noturna; coceira persistente na pele; tosse seca; cansaço extremo e perda de peso acentuada. Mas, às vezes, a doença é silenciosa e sua descoberta se dá somente em check-ups de rotina.

O tratamento envolve quimioterapia, radioterapia e, em alguns casos, transplante de medula óssea e, apesar dos desconfortos físicos e psicológicos que pode causar, costuma ser bem eficaz. Porém, como grande parte da população desconhece este tipo de câncer, no geral o diagnóstico acontece tardiamente, dificultando o devido acompanhamento médico e o alcance da cura. Assim, durante todo o mês de setembro órgãos e instituições vinculadas a área da saúde e a mídia intensificam a veiculação de informações sobre a doença. E o Sou BH apoia esta iniciativa!

Linfoma tem cura. Em caso de suspeita, procure auxílio médico.

Saiba mais