FecharX

Tempo frio combina sim com a prática de exercícios físicos

E ainda ajuda a reduzir as chances das doenças durante o inverno



Créditos da imagem: Bodytech Musculação
Main bodytech muscula%c3%a7%c3%a3o redmin
Redação Sou BH
05/06/19 às 20:30
Atualizado em 05/06/19 às 20:30

Junto com o frio vem aquela vontade de ficar debaixo das cobertas. O pensamento é sempre o mesmo. É que no inverno bate uma preguiça, né? A temperatura vira a desculpa que faltava para parar com o exercício físico. Manter o corpo em movimento durante o período mais frio ajuda a reduzir as chances de ter doenças desta época. O Dudu Netto, diretor-técnico da Bodytech Company, falou com a gente e passou dicas bem legais para você não desanimar.

Treine em locais fechados

Se está acostumado a praticar exercícios ao ar livre, uma boa opção é trocar pelas academias ou espaços climatizados. Uma outra saída é realizar as atividades em horários em que o sol estiver mais quente, para estimular seus músculos. Mas, atenção, mesmo no inverno é necessário evitar o sol das 10h às 16h, ok?

Não se esqueça de alongar e aquecer

Durante o inverno nosso corpo tende a se contrair para manter a temperatura normal. Alongar e aquecer ajuda a destravar os músculos e evita contusões na hora de se exercitar.

Use roupas quentes

Ao pensar na prática esportiva é muito importante se proteger do frio com roupas quentes. Mas não precisa se encapotar. Escolha tecidos que não impeçam a transpiração, como os tecidos em algodão, por exemplo. Por fim, redobre a atenção com as partes do corpo mais sensíveis, pois a friagem pode provocar pneumonia, gripe ou resfriado.

Hidrate-se

Apesar do suor não ser tão evidente durante o inverno, o nosso organismo precisa ser hidratado antes, durante e depois dos exercícios físicos. 

Aulas coletivas

Indicar tipos de atividades para serem realizadas no inverno é muito difícil, já que cada um tem sua preferência. As aulas coletivas como ciclismo indoor, aulas de dança e outras são boas opções, pois têm excelente gasto energético e aprimoram o condicionamento aeróbio. 

Musculação

Outra opção é o treinamento na sala de musculação realizado em forma de circuito. Além do condicionamento e do fortalecimento muscular, ele pode ser um grande aliado na melhoria do sistema cardiorrespiratório. O importante é não desanimar e manter o exercício regularmente.

Depois dessas dicas só vai depender de você espantar a preguiça e correr atrás do bem-estar. Igor Ravaiani, coordenador de musculação da Bodytech Savassi, lembra ainda que se manter ativo durante o inverno evita o efeito sanfona. E se bater aquela vontade de correr para as cobertas, lembre-se: já já o verão está de volta, mantenha a saúde e boa forma.