FecharX

Xô, ressaca!

Algumas dicas que vão ajudar a evitar esse mal do dia seguinte



Créditos da imagem: Banco de imagens
Main 183711 ressaca
Dor de cabeça é um dos sintomas da ressaca
Redação Sou BH
03/02/16 às 18:37
Atualizado em 01/02/19 às 20:02

Por Débora Gomes, jornalista Sou BH

Quem nunca acordou depois de beber muito, dizendo aquela frase clássica: “nunca mais vou beber”? Dor de cabeça, enjoo, muita sede e falta de apetite são os sintomas principais da ressaca, que nada mais é que um mal estar do dia seguinte à ingestão exagerada de álcool. Esse consumo em excesso causa uma intoxicação que provoca inflamação no sistema digestivo. Aí pronto: no mínimo 24 horas sem querer sequer sair da cama.

Mas, embora muita gente pense que a ressaca é um mal inevitável, saiba que ela pode ser combatida sim (ou ao menos amenizada), se algumas dicas forem seguidas à risca. Ingerir muita água e alimentar-se de forma saudável pode ajudar.

Separamos algumas dicas que vão te deixar novinho em folha e pronto para outra! Confira:

1.  Comer antes de ingerir bebida alcoólica: parece bobagem, mas essa é uma dica fundamental. Quando o estômago mistura as bebidas com alimentos, há um retardo na absorção do álcool amenizando o mal estar.

2.  Intercale a bebida com petiscos: intercalar o álcool com quitutes e copos de água é uma boa! Assim, o álcool não fica sozinho no estômago e, consequentemente, você bebe menos, já que a barriga cheia reduz o espaço para as bebidas. Dê preferência para os queijos ricos em gordura, e as carnes, fontes de proteína. Também são bem-vindos as castanhas, os amendoins, e até os salaminhos.

3.  Hidrate-se: principalmente frutas ricas em água, como abacaxi, melancia, melão, maçã e morango são infalíveis. Elas também ajudam a hidratar o corpo. Lembrando que a água é fundamental nos cuidados pós bebida. Limão também é recomendado, porque neutraliza o PH do sangue e ajuda a eliminar toxinas.

4.  Beba chá: mas não qualquer um. Chás digestivos, como de carqueja, boldo, erva-doce e dente-de-leão tem um sabor mais amargo, que trabalham a função do fígado, melhorando a ressaca. O chá de gengibre também é indicado. A planta possui propriedades diuréticas, anti-inflamatórias e desintoxicantes sendo muito útil no combate à ressaca.

5.  Sem café: o café pode ser bom para acordar, mas não cai nada bem na vida de uma pessoa que acorda de ressaca. A cafeína ajuda na desidratação e, nesse caso, só vai servir para dar mais dor de cabeça e desconforto digestivo.

Fique atento aos remédios!

Especialistas desaconselham até a ingestão de remédios que prometem acabar com a ressaca. Alguns deles também possuem cafeína e são estimulantes, dando a impressão de melhora, mas, no fundo, só mascaram a ressaca.