Atrações culturais com entrada franca incluem ainda festival de choro e espetáculo circense
Neste fim de semana (31 de agosto e 1º de setembro), a agenda cultural com entrada gratuita em BH oferece uma série diversificada de eventos. No sábado (31), o público pode desfrutar de shows de música, incluindo um espetáculo que celebra a carreira de Maurício Tizumba, e apresentações ao ar livre que trazem o choro à Praça de Santa Tereza.
No domingo, o clima festivo continua com eventos voltados para crianças, como espetáculo circense e shows infantis. O dia conta ainda com uma feira cultural argentina, com música e danças tradicionais. Ao longo de todo o fim de semana, mostras de cinema oferecem sessões para todas as idades. Confira a lista de atrações com entrada gratuita em Belo Horizonte:
16h – Maurício Tizumba celebra meio século de carreira com o show ‘África 50’, no espaço cultural C.A.S.A. (Rua Himalaia, 69 – Vale do Sol, Nova Lima). Entrada gratuita e sem retirada prévia de ingressos (veja mais).
16h – Uma sessão de cinema infantil no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro) vai exibir o filme ‘Perlimps‘ (2023), animação nacional de Alê Abreu, diretor de ‘O Menino e o Mundo’. O longa acompanha Claé e Bruô, uma dupla que vive em um reino mágico e precisa lutar para se salvar dos temidos gigantes, em uma aventura lúdica e colorida que pretende encantar a criançada. Ingressos gratuitos pela internet ou na bilheteria do centro cultural, meia hora antes da sessão.
16h às 19h – O Festival BH Choro ocupa a Praça de Santa Tereza (Praça Duque de Caxias – Santa Tereza) com shows que celebram o gênero musical que tem a cara do Brasil. Sobem ao palco a Velha Guarda do Choro do Clube de Choro BH, às 16h, e a Orquestra de Choro da UFMG, às 17h30. Aberto ao público, sem retirada de ingressos (veja mais).
19h – ‘Nico‘ (2021), longa de estreia da diretora Eline Gehring, ganha exibição pela mostra ‘Novas Direções na Alemanha’, no Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro). O filme acompanha uma mulher de ascendência persa que se inscreve em uma escola de karatê após sofrer um ataque racista e xenófobo em Berlim. Ingressos gratuitos disponíveis na bilheteria do local, meia hora antes da sessão. Classificação: 14 anos.
19h – A mostra ‘Pixo com X‘ reúne curtas e um longa-metragem sobre a pichação e sua articulação com a vida nas grandes cidades, assim como os conflitos e disputas que envolvem ocupação do espaço público provocadas por essa manifestação. Sessão com o longa ‘Urubus’ (2021), de Claudio Borelli, seguido dos curta-metragens ‘Entre Amigos’ (2021) de Gabriel Sousa, ‘Fronteiras’ (2023) de Matheus Doninha e ‘O Pico’ (2023), de Matheus Vieira. Ingressos gratuitos no Sympla ou na bilheteria do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro), meia hora antes da sessão.
19h30 – O projeto Garagens Periféricas, que leva espetáculos de circo em garagens espalhadas por BH, dá início à 10ª edição com a montagem de ‘Varietê no Garagê‘. A peça apresenta um show de variedades, ao estilo dos circos clássicos, com uma boa dose de irreverência. No Bairro Ouro Preto (Rua Luiz Lopes, 111), Região da Pampulha (veja mais).
9h às 13h – O projeto CriançArte faz sua edição de estreia na Praça Floriano Peixoto (Santa Efigênia), com uma programação infantil que reúne música ao vivo, teatro e contação de histórias. O espaço recebe shows do grupo Coração Palpita, que canta canções autorais e provoca a criatividade dos pequenos, e da Cia Pé de Moleque, que revive brincadeiras tradicionais, músicas populares e histórias para crianças. Gratuito e sem retirada de ingressos (veja mais).
10h às 18h – A quarta edição da Fiesta Argentina reúne sabores e atrações culturais que têm a cara do país vizinho, na Praça da Ciclista (Praça Arnaldo Janssen – Funcionários). A programação inclui show da Sonora Banda, apresentações de tango e de danças folclóricas, enquanto a seleção gastronômica apresenta empanadas, alfajores, pratos típicos da região da Patagônia e vinhos de diversas regiões produtoras. Ingressos gratuitos disponíveis pela internet.
15h – O longa ‘Tudo Que Quero‘ (2017), de Ben Lewin, abre a programação da mostra ‘Diversidade de Narrativas’ no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro). Estrelado por Dakota Fanning, o filme acompanha uma jovem com autismo em sua saga para escapar da própria cuidadora e se inscrever em um concurso de escrita sobre ‘Star Trek’. Ingressos gratuitos pelo Sympla e na bilheteria do centro cultural, com meia hora de antecedência. Classificação: 10 anos.
18h – O documentário ‘As Linhas da Minha Mão‘ (2023), de João Dumans, ganha sessão pela mostra ‘Diversidade de Narrativas’ no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro). O longa acompanha a atriz e performer Viviane de Cassia Ferreira, que relata em sete atos sua experiência com a arte e com a loucura. Ingressos gratuitos disponíveis on-line e na bilheteria do Sesc, meia hora antes da sessão. Classificação: 14 anos.
19h – A mostra ‘Novas Direções na Alemanha’, que apresenta a produção contemporânea do país europeu, exibe o filme ‘Anima – Os Vestidos do Meu Pai‘ (2022). O longa de Uli Decker revive o segredo familiar do patriarca, que gostava de vestir-se de mulher – uma descoberta que os filhos fazem após a morte dele, graças à mãe. A exibição tem ingressos gratuitos liberado meia hora antes da sessão, na bilheteria do Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro). Classificação: 16 anos.