Turma da Mônica e Detetives do Prédio Azul dividem agenda com longas feitos em BH e produção baseada na obra de Ariano Suassuna
A programação gratuita para o fim de semana (6 e 7 de julho) em BH traz festas e shows com entrada franca, mas o grande destaque da agenda neste sábado e domingo é o cinema nacional. Filmes que trazem personagens queridos das crianças, como a Turma da Mônica e Os Detetives do Prédio Azul, dividem espaço com produções locais, como ‘Tudo o que Você Podia Ser’ e ‘Canção ao Longe’. Confira a programação com entrada gratuita em BH para os próximos dias:
14h – O bloco de carnaval Pisa na Fulô realiza sua própria festa junina no Carlos Prates (Av. Nossa Sra. de Fátima, 2777), com direito a comidas típicas e brincadeiras. O arrasta pé está garantido com a banda do bloco, que é especialista em tocar sucessos do forró para dançar coladinho. Na rua, sem retirada prévia de ingressos.
16h – Os DJs Jack3D e Knid se unem para uma sessão dedicada ao gênero dub, vertente eletrônica que deriva do reggae e se desdobra em inúmeras variações. No INCC (Av. Brasil, 75 – Santa Efigênia), sem retirada de ingressos.
16h30 – ‘Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo’ (2021) ganha sessão gratuita no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza). O longa traz os protagonistas da série infantojuvenil de mesmo nome, Pippo, Bento e Sol, envolvidos na descoberta de uma relíquia que controla toda a magia existente no mundo. Ingressos gratuitos pelo Sympla e na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão. Classificação: livre.
19h – ‘Eu, Empresa’ (2021), longa nacional de Leon Sampaio e Marcus Curvelo, ganha sessão gratuita no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro). Um trabalhador informal enfrenta problemas financeiros e emocionais, até que decide tornar-se youtuber para monetizar a partir das histórias de seu próprio fracasso. Ingressos pelo Sympla e na bilheteria do Sesc, meia hora antes da sessão.
19h – Produzido em BH, o longa ‘Canção ao Longe’ abre a mostra dedicada aos filmes mineiros no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza). A produção acompanha a trajetória de Jimena, personagem que revê suas relações pessoais a partir do contato com um pai distante. Ingressos gratuitos pelo Sympla e na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão (veja mais).
21h – A festa Inferninho retorna ao Teatro 171 (Rua Capitão Bragança, 35 – Santa Tereza), com repertório de ritmos nacionais que inclui brega, batidão, melody, arrocha, swingueira, pagodão, piseiro e paredão. Gratuito e sem retirada prévia de ingressos.
15h – O músico Johnny Herno apresenta show do álbum ‘Tsuru’, dedicado a Naná Vasconcelos, em sessão gratuita no Centro Cultural Vila Fátima (Rua São Miguel Arcanjo, 215 – Nossa Senhora de Fátima). O artista recebe a cantora, compositora e percussionista Elisa de Sena. Gratuito e sem retirada prévia de ingressos.
15h – ‘Não Devore Meu Coração’ (2017), de Felipe Bragança, tem exibição no cinema do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro). O longa acompanha a história de amor entre os jovens Joca e Basano, um brasileiro e uma paraguaia, que precisarão enfrentar problemas na fronteira para conseguirem estar juntos. Ingressos gratuitos no Sympla e na bilheteria do Sesc, com meia hora de antecedência. Classificação: 14 anos.
16h30 – Os personagens mais queridos dos quadrinhos brasileiros vivem uma aventura ligada ao amadurecimento em ‘Turma da Mônica – Lições’ (2021), que tem sessão gratuita no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza). O filme mostra a separação do grupo de amigos protagonistas, motivada por decisão dos pais deles. Ingressos gratuitos pelo Sympla e na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão.
18h – ‘O Auto da Boa Mentira’ (2021), longa de José Eduardo Belmonte, ganha exibição no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro). Baseado na obra de Ariano Suassuna (1927-2014), o filme reúne quatro contos sobre a mentira e seus desdobramentos. Ingressos pelo Sympla e na bilheteria do centro cultural, 30 minutos antes da sessão. Classificação: 12 anos.
19h – O filme ‘Tudo o que Você Podia Ser’ (2024), produzido e ambientado em BH, ganha sessão no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza). O lançamento traz a história da despedida de Aisha, que está prestes a deixar a capital mineira, em uma sucessão de situações afeitvas com as amigas Bramma, Igui e Will. Ingressos gratuitos pelo Sympla e na bilheteria do cinema, meia hora antes da sessão. Classificação: 12 anos.