Atrações com entrada franca ainda incluem circo, evento gastronômico, festas com DJs e roda de samba
Neste fim de semana (13 e 14 de julho), a programação cultural gratuita em BH traz atrações como a Batalha de Danças Urbanas no Sesc Cenário, a Festa Francesa na Praça Mendes Júnior, e a roda de samba do coletivo Samba da Feirinha na Praça da Saúde. Nos cinemas, há sessões gratuitas de ‘Pluft, o Fantasminha’ e do clássico ‘Brinquedo Assassino’. No domingo, o Cine Santa Tereza traz ‘Menino Maluquinho – O Filme’, e o Cine Humberto Mauro exibe o icônico ‘Suspiria’. Confira a agenda dos eventos gratuitos em BH para sábado e domingo:
8h às 19h – Em celebração à cultura hip hop, uma Batalha de Danças Urbanas ocupa o Sesc Cenário (Rua Viana do Castelo, 679 – São Francisco), com direito a premiação dos vencedores. As disputas serão embaladas por DJs e o evento não exige retirada prévia de ingressos, mas está sujeito à lotação do espaço.
10h às 22h – A Festa Francesa volta a ocupar a Praça Mendes Júnior, ao lado do Palácio da Liberdade, com uma programação gratuita que inclui shows com grandes sucessos musicais do país europeu. A área gastronômica tem seleção de vinhos e pratos do menu de alguns dos principais restaurantes de BH. Entrada mediante doação de 1 quilo de alimento, com ingressos disponíveis on-line (veja mais).
13h – O coletivo Samba da Feirinha puxa sua tradicional roda, com muitos sucessos para dançar e cantar junto, na Praça da Saúde (Av. Silva Lobo, s/nº – Grajaú). Aberto ao público e ao ar livre, sem retirada prévia de ingressos.
16h30 – Adaptação de Rosane Svartman para clássico do teatro infantil nacional, ‘Pluft, o Fantasminha‘ (2022) ganha sessão gratuita no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza). O filme revive a história de Maria Clara Machado sobre a amizade entre um fantasma, que morre de medo dos vivos, e a menina Maribel. Sessão azul, com atenção especial às pessoas autistas. Retirada de ingressos meia hora antes da sessão, na bilheteria do local. Classificação: livre.
17h – Residente da festa Sexta Básica, a DJ Little Sil divide picapes com Marck Field no Cozinha Barnabé (Rua Ibiá, 354 – Bonfim). A casa serve menu com releituras criativas para lanches tradicionais, incluindo opções para vegetarianos e veganos. Sem retirada de ingressos. Mais informações: (31) 3142 6482.
18h – A festa NBaile, que celebra as pessoas não-binárias e toda a comunidade LGBTQIA+, ocupa o Espaço Yanã (Av. Francisco Sales, 127 – Floresta). O evento é embalado por DJs, em seleção que traz Djahi, Gana, Pelas e Princezinhadapaz. Sem retirada prévia de ingressos, sujeito à lotação.
19h – Clássico do horror, ‘Brinquedo Assassino‘ (1988) ganha sessão no Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro), pela mostra ‘Estruturas do Medo’. O filme apresenta a icônica figura de Chucky, o boneco amaldiçoado e possuído por um assassino em série. Ingressos gratuitos ficam disponíveis na bilheteria do cinema, 1 hora antes da sessão. Classificação: 14 anos.
19h – Na divisa entre BH e Contagem, o Festejo de Batizado do Boi Brilho do Horizonte promete esquentar o Ateliê Multicultural (Rua Mafra, 912 – Milanez – Contagem, divisa com Coqueiros – BH). A manifestação artística e cultural é uma celebração da brincadeira popular de Bumba Meu Boi, expressão tradicional do Maranhão. Não é preciso retirar ingressos.
16h30 – Uma joia no catálogo do cineasta mineiro Helvécio Ratton, ‘Menino Maluquinho – O Filme‘ (1995) marcou a primeira aventura nas telonas do personagem mais célebre de Ziraldo. O longa para toda a família ganha sessão no Cine Santa Tereza (Rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza), com ingressos disponíveis na bilheteria do local meia hora antes da sessão.
18h – ‘Suspiria‘ (1977), clássico do horror assinado pelo italiano Dario Argento, tem exibição pela mostra ‘Estruturas do Medo’ no Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro). O longa acompanha Suzy, uma jovem americana, que se muda para a Suíça para estudar em uma academia de dança. Após o assassinato de uma estudante e a morte do pianista cego, Suzy descobre que a academia foi lar de uma bruxa conhecida como a Mãe dos Suspiros. Ingressos disponíveis no local, 1 hora antes da sessão.
A companhia Circunstância apresenta o espetáculo ‘El Grande Circo Firinfinfin‘, com sessões gratuitas. A peça é baseada na obra de Ailton Krenak e usa linguagem circense para propor reflexões sobre preservação do meio ambiente e dos modos de vida mais saudáveis – ou, nas palavras do autor, “como adiar o fim do mundo”. No sábado (13), às 15h30, na Ocupação Dandara (Rua dos Quilombos, 132 – Trevo), e no domingo também às 15h30, no Quilombo dos Luízes (Rua Arthur Ferrari, 140 – Grajaú). Sem retirada de ingressos.
O espetáculo ‘Abarrotado‘ retrata uma família com personagens fantásticos e cotidianos, como um psicólogo motoboy, uma costureira influencer e uma vendedora aspirante a sambista. A montagem mistura realismo mágico com figuras abstratas e não-humanas, como a inteligência artificial, a música e a morte. Sessões às 20h30 no sábado e às 19h30 no domingo, com retirada de ingressos no local, 1 hora antes de cada apresentação.