Festa acontece no dia 23 de agosto, na praça da Glória, no Eldorado; festival terá 15 receitas diferentes com abóbora
O XVII Festival de Abóboras de Contagem, tradicional festa gastronômica do município, acontece no próximo dia 23 de agosto (sexta-feira), a partir das 17h, na praça da Glória, no bairro Eldorado. Além das barraquinhas com 15 receitas diferentes feitas com abóbora, o festival terá apresentação do grupo 14 BIS. A festa é gratuita e não há necessidade de retirada prévia de ingressos.
Segundo o livro ‘Contagem: Origens’, o nome ‘ Contagem das Abóboras’ teria surgido quando os bandeirantes pontilharam o território com pequenas roças de arroz, feijão e outras culturas, necessárias como suprimento nas expedições, às margens dos rios da região chamada ‘Abóbora’, que fazia parte do município de Sabará, Comarca do Rio das Velhas. Em 1716, para que as comarca cumprissem suas obrigações com a Colônia, pagando os quintos do ouro à Coroa, foi instalado no local o Registro das Abóboras. A partir daí o local passou a ser conhecido por ‘Contagem das Abóboras’.
A ideia desta edição do Festival de Abóboras de Contagem é promover a valorização e socialização do idoso. Os 15 pratos que serão oferecidos no festival serão produzidos por grupos de idosos de casas de repouso e de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.
Serão vendidos no festival: estrogonofe de abóbora à mineira; espaguete à cabotiá, verrine de abóbora com coco na calda de abóbora ao rum; macarrão ao pesto de abóbora; nhoque de abóbora ao molho de pernil; salgadinho de abóbora com frango; torta de abóbora; empadas de abóboras com frango desfiado; escondidinho de abóbora com patinho; cone de abóbora; creme de moranga com cítrico de maracujá e frango crocante; abóbora no copinho; croquete de abóbora com carne, quibebe de moranga com costela bovina ao molho madeira; e caldo gourmet de abóbora.
Leia também: Léo Santana em BH: turnê ‘PaGGodin’ já tem ingressos em pré-venda para capital