Levantamento da Evino para o Sou BH aponta também quais são os tipos prediletos dos mineiros
Ao contrário de diversos setores nos quais a pandemia
provocou instabilidade e cenário de incertezas, o de comercialização de vinho
em 2020 apresentou crescimento puxado pelo aumento de consumo da bebida. Em Belo Horizonte, por exemplo, houve uma alta de 45%
na venda das garrafas no ano passado em relação a 2019, aponta o levantamento
do e-commerce Evino, realizado a pedido do Sou BH.
Segundo a Evino, o vinho preferido do belo-horizontino é o
tinto, seguido do rosé e do espumante. Os números apontam que o tinto foi
responsável por 75% das vendas de garrafas em 2020 na capital dos mineiros,
enquanto em todo o estado a fatia da bebida no mercado foi de 77%.
Nos dois últimos anos, o tinto se manteve como o favorito
dos mineiros, mas o vinho branco ganhou destaque em 2020. Em Belo Horizonte, em
se tratando de garrafas vendidas em 2020, comparando com 2019, o vinho branco
teve um crescimento de 94%, o rosé de 58% e o tinto de 40%.
A receptividade dos mineiros a tendências também é um ponto
de atenção, já que Minas Gerais foi o segundo estado a adquirir mais rótulos de
Vibra!, linha de vinhos em lata da Evino, e o terceiro estado a adquirir mais
Bag in Box em 2020.
“No ano passado, devido ao isolamento social, muitas pessoas
começaram a apostar no vinho para acompanhar suas refeições, happy hour
virtuais e até mesmo momentos de relaxamento. Além disso, as compras migraram
para o espaço online, e muitos descobriram no e-commerce uma alternativa a
bares e restaurantes”, explica Ari Gorenstein, co-CEO da Evino.
Vinho chileno é o preferido dos mineiros
De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e
Serviços, em 2020, o vinho chileno foi o mais consumido pelos mineiros. O país
está no topo da lista entre os que mais exportaram a bebida envasada para o
estado de Minas Gerais, com 38,6%, o que corresponde a US$ 7,6 milhões.
Depois do Chile, os países que mais exportaram foram
Portugal (21,7%), Argentina (18,5%), França (7,6%), Itália (6,3%), Espanha
(4,2%), Uruguai (2,7%) e África do Sul (0,2%).
“Ficamos muito empolgados com o resultado das exportações do
vinho chileno a Minas Gerais, pois o estado é considerado estratégico para os
negócios do setor exportador do Chile”, diz María Julia Riquelme, diretora
comercial do ProChile Brasil.