Em todo o período da folia, de 4 a 26 de fevereiro, são esperados mais de 500 desfiles de blocos de rua
Entre os dias 4 e 17 de fevereiro, mais de 100 blocos vão desfilar pelas ruas de Belo Horizonte na programação oficial do pré-Carnaval. Em todo o período da folia, de 4 a 26 de fevereiro, são esperados mais de 500 desfiles de blocos de rua. No total, 493 blocos se cadastraram na prefeitura.
De acordo com Gilberto Castro, presidente da Belotur, o evento momesco é organizado de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural, tornando a folia um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado.
“Cada vez mais descentralizado, com programação em todas as regionais da cidade, o Carnaval de Belo Horizonte é hoje o maior evento de rua de Minas Gerais, gerando emprego e renda e movimentando toda a cadeia produtiva do turismo. Os blocos de rua são importantes atores dessa grande festa e a Belotur se esforçou muito para que mais grupos fossem contemplados e aumentou também o auxílio financeiro, recurso que está auxiliando os blocos de rua a fortalecer e propagar a cultura carnavalesca na cidade”, comenta Castro.
Dando o pontapé na folia belo-horizontina, no dia 4 de fevereiro, o bloco Como te Lhama promete sacudir os foliões com muita música latina e cumbia na abertura da programação dos blocos de rua. A concentração acontece na rua Belém, no bairro Pompéia, a partir das 8h30. Ainda no dia 4, o tradicional bloco Trema na Linguiça se apresenta às 11h, com concentração na rua Benvinda de Carvalho, 277, no bairro Santo Antônio. Fechando o primeiro dia de folia, a Fanfarra Feminina Sagrada Profana, bloco formado apenas por mulheres, desfila na regional Centro-Sul, com concentração na rua Mucuri, no bairro Floresta, às 13h.
No dia 5 de fevereiro, o destaque fica por conta do grupo Velha Guarda do Samba, que além da sua importância cultural para a festa da cidade, promete homenagear o sambista Mandruvá, importante figura do samba de Belo Horizonte que faleceu no início do mês. A apresentação acontece na Praça Rui Barbosa, no centro da capital mineira, às 13h. O bloco Babadan, que se apresenta também no domingo, é garantia de muita diversão e valorização da cultura afro na região Noroeste. A concentração ocorre na rua XV de Junho, 50, no bairro Santo André, a partir das 14h. O bloco Swing Safado também se apresenta no dia 5, no Conjunto Santa Maria, às 16h, na rua Gentios, 1.119.
Ainda dentro do período de pré-carnaval, os destaques para os dias seguintes ficam por conta do bloco infantil Fera Neném, que promete sacudir a garotada com muita alegria no dia 11 de fevereiro. A concentração acontece na rua dos Dominicanos, no bairro Serra, a partir das 9h. O bloco LGBT+ Absurda, já tradicional no Carnaval de Belo Horizonte, trará muita diversidade para as ruas do Centro da capital. A concentração será no dia 12 de fevereiro, na rua Aarão Reis, às 14h30. Valorizando a música popular brasileira, o bloco Sai Pra Lá Capeta promete comemorar a volta do carnaval em grande estilo. A concentração acontece no dia 14 de fevereiro, às 18h, na Praça México, no bairro Concórdia.
Fechando o período de pré-carnaval, a programação conta ainda com o popular bloco Chama o Síndico, que trará novamente às ruas da regional Centro-Sul muita música e alegria com a tradicional valorização aos artistas nacionais Tim Maia e Jorge Benjor. A concentração acontece no dia 15 de fevereiro, às 16h, na Praça da Liberdade. O Bloco da Bicicletinha, festa onde todos os foliões desfilam de bicicleta, chega com muita descontração na noite do dia 16 de fevereiro. A concentração ocorre na avenida Arthur Bernardes, 250, na Vila Paris, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Serviço
Pré-Carnaval de Belo Horizonte
4 a 17 de fevereiro
Programação completa dos Blocos de Rua neste link.