Cultura

Academia Orquestra Ouro Preto abre vaga remunerada para estudante

Oportunidades para bolsistas são nas áreas de violino e violoncelo


Créditos da imagem: Íris Zanetti
Atualmente, oito ex-alunos são protagonistas da formação principal e passaram por essa fase preparatória dentro da Academia antes de ingressarem oficialmente no corpo musical

Redação Sou BH

|
14/01/23 às 07:56
compartilhe

Até o dia 28 de janeiro a Orquestra Ouro Preto recebe inscrições para bolsistas interessados nas áreas de violino e violoncelo. O edital é voltado para jovens músicos, com idades entre 18 e 28 anos, desenvolverem seus talentos por meio da prática orquestral. Os selecionados receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 1.000, entre fevereiro e dezembro de 2023.

Além do desenvolvimento técnico musical, os bolsistas ainda têm oportunidades práticas em concertos com a presença do público, além da possibilidade de participarem dos projetos desenvolvidos pela Orquestra Ouro Preto ao longo do ano. 

Além de ensaios semanais em Belo Horizonte, os bolsistas aprendem com, talvez, o melhor dos professores, o palco. Entre gravações, concertos e aulas, os alunos absorvem, diretamente da fonte, lições riquíssimas com os líderes de naipes da Orquestra, o Maestro Rodrigo Toffolo e, muitas vezes, ícones da música brasileira, que são convidados eventualmente para projetos. Atualmente, oito ex-alunos são protagonistas da formação principal e passaram por essa fase preparatória dentro da Academia antes de ingressarem oficialmente no corpo musical.

Aos 24 anos, Glaikson Nogueira, ex-aluno da Academia e o mais novo integrante da Orquestra Ouro Preto no naipe de violinos, ressalta o esmero da formação mineira na formação dos bolsistas e a oportunidade profissional que se abre no mercado da música de concerto. “Uma das coisas que mais me impactou como aluno foi o compromisso que a Orquestra tem com todos os projetos, a organização, os professores sempre muito competentes, o carinho e cuidado com cada um dos alunos em grandes e pequenos detalhes”, conta o violinista.

“Vejo a Academia como uma grande oportunidade, uma vitrine onde se apresenta o que se tem de melhor para o mercado. Ali todos os alunos estão sendo vistos, têm seus nomes comentados por pessoas já muito bem estabelecidas nesse universo. Com o conhecimento e a visibilidade que se tem na academia é possível alcançar grandes objetivos”, garante o músico.

Serviço

Edital de Seleção 2023 Academia Orquestra Ouro Preto

Período de inscrições: até 28 de janeiro de 2023

Vagas: Violino e violoncelo

Bolsa para os selecionados: R$ 1.000,00/mês

Inscrições em https://www.orquestraouropreto.com.br/site/academia/