Ação é parte da celebração do bicentenário da Independência do Brasil
Nesta quinta (1º/9) e sexta (2/9), sempre às 20h30, a Filarmônica de Minas Gerais vai apresentar para o público de Belo Horizonte, na Sala Minas Gerais, os concertos que serão levados para a turnê em Portugal. A Orquestra realizará 4 apresentações, sendo 3 nas principais salas de concerto das cidades do Porto (Casa da Música, 6/9), Lisboa, no bairro histórico de Belém (Centro Cultural de Belém, 8/9) e Coimbra (Convento São Francisco, 9/9). No dia 7 de setembro, a apresentação será ao ar livre, no Jardim da Torre de Belém, dentro da programação do festival “Lisboa na Rua”, organizado pela Prefeitura de Lisboa.
Todas as apresentações serão dirigidas pelo maestro Fabio Mechetti, Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica. Nas três salas de concerto, o repertório contará com obras do compositor português Braga Santos (Abertura Sinfônica nº 3, op. 21), de Villa-Lobos (Choros nº 6 e Bachianas Brasileiras nº 3, sendo esta última com solo do pianista brasileiro Jean-Louis Steuerman) e de Carlos Gomes (O Escravo: Abertura e Alvorada).
O repertório do concerto na Torre de Belém levará para o festival “Lisboa na Rua” os ritmos da cultura brasileira, destacando a variedade de estilos e as influências das nossas raízes na música orquestral feita no país. Serão obras de Alberto Nepomuceno, Francisco Mignone, César Guerra-Peixe, Lorenzo Fernandez e Carlos Gomes, além da mesma peça do português Braga Santos. O concerto celebrativo do bicentenário da Independência do Brasil, no dia 7, contará com a transmissão pela RTP, emissora pública portuguesa, além do canal da Filarmônica no YouTube, da Rede Minas e da plataforma da prefeitura de Lisboa; nos dias 17 e 18/9, também será veiculado na TV Brasil e na Rádio MEC, com alcance nacional.
Para o maestro Fabio Mechetti, “é com grande orgulho que a Filarmônica faz sua primeira turnê europeia, incluída nas celebrações dos 200 anos da Independência do Brasil. Levaremos ao nosso país irmão um repertório luso-brasileiro, com obras significativas do melhor da música sinfônica dos dois países e a participação de Jean-Louis Steuerman, um dos nomes mais importantes dentre os pianistas brasileiros. Os concertos não só levarão o nome do Brasil e de Minas Gerais à Europa, mas consolidarão o trabalho que a Filarmônica vem fazendo há quase quinze anos, como algo que representa o melhor da cultura brasileira”.
Serviço
Filarmônica de Minas Gerais: Entre Rio, Campinas e Lisboa
Quinta-feira (1º/9) e sexta-feira (2º/9), sempre às 20h30
Sala Minas Gerais, Rua Tenente Brito Melo, 1090 – Barro Preto, Belo Horizonte
Ingressos: https://www.filarmonica.art.br/concertos/agenda-de-concertos/entre-rio-campinas-e-lisboa/