Listas

Gratuito em BH: festa julina, mini virada cultural e sessões de clássicos do terror integram lista do fim de semana

Confira programação com entrada franca na capital para este sábado e domingo (27 e 28)


Créditos da imagem: Allied Artists/Pri Garcia/Pipoca Doce/Divulgação
Filme de terror 'Alice, Querida Alice', grupo circense Trampulim e quadrilha Pipoca Doce estão entre atrações gratuitas em BH até domingo

Redação Sou BH

|
25/07/24 às 20:28
compartilhe

A programação cultural gratuita em BH neste fim de semana traz grandes clássicos dos filmes de terror, de ‘Psicose’ a ‘O Massacre’, pela mostra ‘Estruturas do Medo’. Outro destaque é uma mini virada cultural, com programação diversificada, que atravessa a meia-noite em um dos museus na Praça da Liberdade. 

Na reta final da temporada de festas típicas, o Arraiá da Liberdade leva uma extensa programação ao Palácio das Artes, com apresentações de quadrilhas e escalação de shows que inclui Aline Calixto e Wilson Dias. Para a criançada, tem filme infantil em sessão com entrada franca no Sesc Palladium, além de um espetáculo de palhaço no Mercado de Santa Tereza. Confira a programação de eventos gratuitos em BH neste sábado e domingo:

Sábado (27 de julho)

13h às 2h – O Boa Noite Memorial apresenta uma programação cultural que vira a noite no Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade, 640 – Savassi). As atrações incluem shows, performances, intervenções, oficinas, espetáculos de teatro e dança, circo e artes visuais. Todas as ações são gratuitas e ocupam o museu ou seu entorno, com ingressos para os eventos internos disponíveis na recepção do local com meia hora de antecedência. Para as atrações do lado externo não é necessário retirar ingressos (saiba mais sobre a programação). 

15h – ‘Alice, Querida Alice’ (1976), clássico do terror que revelou a atriz Brooke Shields, tem exibição gratuita no Cine Humberto Mauro, que fica no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro). Ingressos distribuídos na bilheteria do local, uma hora antes da sessão. Classificação: 16 anos.

Também conhecido por seu título original, ‘Comunhão’, o longa ‘Alice, Querida Alice’ integra mostra de horror ‘Estruturas do Medo’

15h30 – Festa de Lançamento do 100 Gurias 100 Medo, evento de cicloativismo feminista que vai reunir ciclistas de várias partes do país em BH. A celebração pela chegada do evento acontece no INCC Café (Av. Brasil, 75 – Santa Efigênia). Sem retirada de ingressos.

16h às 20h – A festa julina Arraiá da Liberdade ocupa o Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro) com uma programação que inclui apresentações das quadrilhas Alvorecer Junino (16h) e Pipoca Doce (16h30). A seleção de atrações ainda inclui shows de Aline Calixto (18h) e Wilson Dias (19h30). Sem retirada de ingressos (veja mais sobre o Arraiá da Liberdade).

Festa julina no Palácio das Artes tem apresentações de quadrilhas como a Pipoca Doce, campeã do Arraial BH 2019

17h – O Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro) exibe ‘O Massacre’ (1982), obra icônica do subgenêro de horror conhecido como slasher. A produção com cenas picantes e de violência explícita foi concebida como uma paródia, mas acabou se tornando um título levado a sério. Ingressos disponíveis na bilheteria do local com uma hora de antecedência. Classificação: 16 anos.

19h – ‘Não Devore Meu Coração’ (2017), de Felipe Bragança, ganha sessão gratuita no Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro). O longa acompanha a história de amor entre dois adolescentes, ambientada na fronteira entre Brasil e Paraguai. Ingressos já estão disponíveis no Sympla e também ficam na bilheteria do local, meia hora antes da sessão. Classificação: 14 anos. 

Domingo (28 de julho)

17h – A mostra ‘É Tudo Criança’, do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro), exibe a animação ‘Vivi Lobo e o Quarto Mágico’ (2019) e o curta-metragem ‘A Vida é Coisa Que Segue’ (2021), ambos para o público infantil. Ingressos gratuitos já disponíveis no Sympla ou pela bilheteria do Sesc, meia hora antes da sessão. Classificação: livre.

17h30 – Obra-prima de Alfred Hitchcock, ‘Psicose’ (1960) ocupa a telona do Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro), com ingressos distribuídos uma hora antes na bilheteria do local. Classificação: 14 anos.

Clássico de Hitchcock aclamado há quase 65 anos, ‘Psicose’ volta à telona no Cine Humberto Mauro

18h – O drama ‘Derrapada’ (2022), de Pedro Amorim, tem sessão gratuita no Cine Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046 – Centro). O filme acompanha a jornada de Samuca, um adolescente que descobre a gravidez da namorada e reflete sobre a similaridade de sua situação com a da própria mãe, que o teve aos 16 anos. Ingressos já estão no Sympla e ficam disponíveis na bilheteria do Sesc, meia hora antes da sessão. Classificação: 16 anos. 

20h – Continuação do clássico de Hitchcock, ‘Psicose 2’ (1983) traz de volta o ator Anthony Perkins na pele do protagonista Norman Bates. No lugar do mestre do suspense, a produção é dirigda por Richard Franklin. Sessão gratuita no Cine Humberto Mauro, dentro do Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro), com ingressos distribuídos uma hora antes. Classificação: 16 anos.

Sábado e domingo (27 e 28)

A Feira do Mercado de Santa Tereza (Rua São Gotardo, 273 – Santa Tereza) promove o Festival do Pastel neste fim de semana, com programação gratuita de shows. Aberto das 9h às 18h, o Mercado Distrital recebe no sábado apresentações de Mirna Lys (13h) e da banda de pop rock Metrópole (15h30). No domingo, é a vez de Hebert Lyon e do grupo de samba Brinco de Pena embalarem o público. Também no domingo, às 15h, a criançada confere espetáculo do Palhaço Chaveirinho. Ingressos gratuitos disponíveis no Sympla (veja mais).

O Grupo Trampulim, tradicional na cena circense nacional, faz duas apresentações do espetáculo ‘A Rainha Procura’ em BH. A montagem traz os palhaços do grupo em diálogo com linguagens como improvisação e arte dramática. As sessões ocorrem neste sábado e domingo, sempre às 19h, no Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613 – Horto), com distribuição de ingressos uma hora antes no local.