Defesa Civil alerta para os riscos à saúde e emite recomendações para a população
A capital mineira completa nesta quarta-feira, 19 de junho, dois meses sem registrar precipitação pluviométrica. A última chuva em Belo Horizonte ocorreu no dia 19 de abril, há 61 dias. A estiagem prolongada, associada à baixa umidade do ar, eleva o risco de incêndios e exige cuidados com a saúde da população.
A previsão do tempo para os próximos dias indica que a estiagem deve continuar em Belo Horizonte. Para o restante da semana, a expectativa é de céu claro a parcialmente nublado, sem chances de chuva. As temperaturas mínimas devem oscilar entre 14°C e 15°C, enquanto as máximas podem chegar a 28°C.
A baixa umidade do ar preocupa as autoridades. A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta para a baixa umidade, que deve se manter em torno de 30% até a próxima segunda-feira (24 de junho). A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica esse nível como estado de atenção, podendo causar problemas respiratórios, especialmente em grupos mais vulneráveis como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Para se proteger dos efeitos da baixa umidade do ar, a Defesa Civil recomenda: