Variedades

Giro 4 Patas: Parque Municipal de BH vai fechar mais cedo para vacinação de gatos

Colônia de felinos será imunizada contra a raiva, além da identificação de novos animais, castração e microchipagem


Créditos da imagem: Jair Amaral/EM/D.A Press
A vacinação contra a raiva é uma das ações do Plano de Manejo dos Felinos do Parque Américo Renné Giannetti

Giro 4 Patas

|
18/06/24 às 08:27
compartilhe

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti, localizado no Centro de Belo Horizonte, terá seu horário de funcionamento alterado a partir desta terça-feira, 18 de junho, para a realização da campanha anual de vacinação contra a raiva dos gatos que vivem no local. A medida, que visa garantir a saúde dos animais e dos frequentadores do parque, se faz necessária para facilitar a captura e o manejo dos felinos durante o processo de imunização.

Novo horário de funcionamento

  • Terças, quartas e quintas-feiras: das 7h às 17h (entrada permitida até às 16h30)
  • Sextas-feiras: das 7h às 21h
  • Sábados: das 7h às 21h
  • Domingos: das 7h às 17h

Retorno ao horário normal

A previsão de retorno ao horário normal de funcionamento do parque, das 7h às 21h de terça a sábado e das 7h às 17h aos domingos, com entrada permitida até 30 minutos antes do fechamento, ainda não foi definida. A informação será divulgada pela Prefeitura de Belo Horizonte assim que os trabalhos de vacinação forem concluídos.

Plano de Manejo

A vacinação contra a raiva é uma das ações do Plano de Manejo dos Felinos do Parque Américo Renné Giannetti, elaborado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e de Saúde, em conjunto com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. O plano também prevê:

  • Monitoramento da colônia: identificação de novos animais, castração, vacinação contra diversas doenças e microchipagem para acompanhamento individualizado da saúde.
  • Adoção responsável: encaminhamento dos animais para lares adequados, por meio de programas de adoção.
  • Cuidados veterinários: acompanhamento diário por equipe especializada, composta por biólogos, veterinários e tratadores.
  • Alimentação nutritiva: fornecimento de ração de qualidade, com acompanhamento de Zootecnista do Jardim Zoológico.

Combate ao abandono de animais

O abandono de animais é crime previsto em lei (Lei Federal nº 9.605/1998), com penas que podem chegar a cinco anos de prisão. A Guarda Municipal de Belo Horizonte possui um posto de vigilância dentro do parque e está atenta para coibir e registrar tentativas de abandono.

E aí, gostou? Para mais dicas sobre o mundo pet, siga o @giro4patas no Instagram.