Meios de transporte partem de um ponto a outro da cidade no horário de pico no Desafio Intermodal de Belo Horizonte
Com o tempo de 20 minutos e 31 segundos, a ciclista Ana Coan foi a primeira a completar a dinâmica, que teve a saída da Praça da Liberdade e o ponto de chegada na entrada da estação Minas Shopping do metrô
Fazer um comparativo entre os meios de transporte que as pessoas utilizam para se deslocar pela cidade. Esse foi o objetivo do Desafio Intermodal de Belo Horizonte, que ocorreu na noite desta quarta-feira (29). Com o tempo de 20 minutos e 31 segundos, a ciclista Ana Coan foi a primeira a completar a dinâmica. O segundo lugar, com 21 minutos e 18 segundos, ficou com quem usou uma motocicleta. Já quem pegou um Uber demorou 38 minutos e 47 segundos, ficando com o sexto lugar. A combinação a pé e metrô registrou a sétima colocação, com 39 minutos e 47 segundos.
A atividade começou às 18h07, com 12 pessoas participando, cada uma com uma forma distinta de se locomover pela cidade. A saída foi da Praça da Liberdade e o ponto de chegada foi a entrada da estação Minas Shopping do metrô.
O objetivo dos participantes era simular um trajeto cotidiano, de retorno para casa ou ida à aula, por exemplo. A atividade, promovida pela BH em Ciclo (Associação dos e das Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte), demonstrou resultados semelhantes aos de outros anos.
Mais uma vez, observou-se, segundo os organizadores, a necessidade de priorização do uso da bicicleta em vias como a avenida Cristiano Machado, que não possui infraestrutura cicloviária em nenhum trecho ao longo de sua extensão, embora seja um importante corredor da cidade.
O resultado corrobora as pautas dos movimentos da sociedade civil, que buscam melhorias na mobilidade urbana para uma Belo Horizonte mais sustentável. Levando-se em consideração apenas o tempo de deslocamento, o resultado do Desafio Intermodal foi: