Até então, os estabelecimentos só tinham autorização para funcionar de 11h às 16h
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, anunciou, nesta quinta-feira (6), que o horário de funcionamento dos bares e restaurantes de Belo Horizonte foi ampliado para até as 19h, de segunda a sábado, a partir deste sábado (8). Até então, os estabelecimentos só tinham autorização para funcionar de 11h às 16h. Os bares e restaurantes permanecem com a obrigatoriedade de fechar aos domingos.
A abertura do comércio de supermercados, padarias, materiais de construção, bancas de jornais e clubes no domingo também está liberada. Segundo Kalil, a queda do nível de transmissão do vírus e da ocupação de leitos permitiram a flexibilização na capital.
“Aviso a todos comerciantes e associações de bares e restaurantes, lojas e feiras: vocês vão ditar se a cidade vai continuar abrindo ou se vai fechar. Estamos com a fiscalização atenta. Brevemente, se os números continuarem caindo, vamos ampliar mais e mais. Como também poderemos estar aqui fechando e lacrando a cidade toda”, afirmou Kalil na coletiva de imprensa.
Às vésperas do Dia das Mães, o prefeito pediu para que sejam evitados contatos familiares na data comemorativa. “Um presente na porta, uma live, o uso da imaginação”, recomendou. Kalil citou a morte do ator e humorista Paulo Gustavo para reforçar o pedido. “A morte do Paulo Gustavo ontem é simplesmente a morte de um ente muito querido a todos. Mas é mais um CPF que se foi e não passará o Dia das Mães com a mãe dele, que está viva!”.
O que pode funcionar no domingo
Confira o vídeo completo da coletiva de imprensa do prefeito Alexandre Kalil