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Descubra: quando vale a pena terceirizar um serviço?

Confira dicas da Copygreen para saber se é ou não vantajosa a terceirização


Créditos da imagem: CactusG/shutterstock

Redação

|
30/10/20 às 21:29
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Especial
publicitário – Este material é patrocinado* 

A terceirização
é uma prática que sempre esteve no mercado, mas nos últimos anos tem se
intensificado em setores que, até então, não eram abertos para a mão de obra
externa.

Um bom exemplo
é o trabalho realizado pela secretária. Enquanto há um certo tempo o cargo de
auxiliar administrativo era entregue para alguém de confiança, hoje o
atendimento pode ser feito à distância, sem a empresa ter que arcar com um
profissional interno. Esse tipo de serviço é oferecido por empresas voltadas
exclusivamente para atendimento ao cliente, garantindo eficácia e agilidade ao
processo.

No entanto, é
preciso pensar: o que devo ou não terceirizar? Quando a terceirização vale a
pena? Abaixo a Copygreen traz algumas razões que mostram quando é útil e
vantajoso entregar à terceiros uma parte do seu negócio. Confira!

Quando a
obra de mão é especializada

É muito comum
encontrar nas empresas, gestores que perdem tempo e energia em atividades que
não são o foco do negócio ou não serão realizados de maneira eficiente. Isso
ocorre justamente por não serem especialistas da área.

Um bom exemplo
é o marketing. Muitas empresas tentam desenvolver de forma pouco profissional
as ações de divulgação ou investem em um colaborador fixo que não possui todo know how de quem atua sob resultados.
Por essa razão, a empresa acaba tendo poucos resultados e muito tempo
dispendido.

A terceirização
de uma empresa voltada exclusivamente para o marketing irá garantir um serviço
com mais qualidade por ser justamente especialistas no assunto, ou seja, profissionais
que atuam diretamente com o que você precisa, mas que não é o foco do seu
negócio.

Quando gera
economia

Muitas
terceirizações têm com principal vantagem a redução de custos. Um exemplo é o outsourcing de impressão. Nesse tipo de atividade, além das
empresas reduzirem os custos com manutenção de impressoras, gastos com
profissionais de manutenção e tintas, todo o setor fica a cargo da empresa
contratada.

Por todos esses
motivos, a empresa diminui custos e ganha em comodidade da equipe, evitando que
os profissionais internos percam tempo com atividades tão simplórias como é a
cópia e a digitalização de arquivos.

Quando poupa
tempo

Parece óbvio,
mas, muitos empresários não percebem quanto tempo perdem tempo em atividades
burocráticas ou que não resultarão em nenhum benefício financeiro para a
empresa.

É preciso ter
em mente que a equipe estratégica precisa ter tempo para voltar-se para as
ações que de fato aumentarão o lucro e a rentabilidade do negócio.

Por isso,
muitas atividades, como alimentação, transporte, impressão, TI, telemarketing, entre outras; podem
e devem ser terceirizadas para que as mentes pensantes da empresa possam concentrar
esforços em melhorias e inovações da marca.

Quando a
atividade não é o seu principal negócio

Grandes
referências do mercado, como Henrique Carvalho, do Viver de Blog, e o próprio
Erico Rocha, informaram que a empresa começou a reduzir os lucros quando eles
colocaram na mão de terceiros o que era considerado a “galinha de ouro”.

Henrique
Carvalho chegou a dizer que terceiriza praticamente tudo, exceto os textos, uma
vez que o seu principal diferencial é justamente o conteúdo. Você precisa saber
qual é o ponto forte da sua empresa, porque essa é a parte que só a sua equipe
deverá fazer para manter a excelência da marca.

Uma questão
válida a se refletir é que, para concentrar esforços na parte mais relevante, é
interessante justamente deixar que os outros cuidem do menos importante!