#CCBBeducativoEmCasa apresenta atividades on-line inéditas e programação virtual gratuita
Dando continuidade às ações digitais, o Centro Cultural Banco do Brasil lança o #CCBBeducativoEmCasa, iniciativa 100% digital do Programa CCBB Educativo, que estimula a experiência, a criação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Desde a primeira semana de junho, o público acompanha, no site CCBB Educativo e nas redes sociais dos CCBBs uma programação inédita com atividades gratuitas, que poderão ser experimentadas de dentro de casa e compartilhadas com toda a família.
O objetivo do Centro Cultural Banco do Brasil é continuar proporcionando cultura, arte e educação, agora por meio de conteúdos digitais, com a característica de não haver restrições geográficas, já que as atividades oferecidas nesse formato podem ser acessadas em qualquer parte do Brasil e do mundo.
Entre as novidades está o “Historietas”, ação que promove contação de histórias e possibilita a criação colaborativa de enredos com jogos e desenhos, por meio de leitura de livros, animações e narrativas criativas. Um dos títulos escolhidos para essa atividade é o “Família Mobília”, livro de estreia da artista Tatiana Blass, que conta a história de uma família formada por móveis de uma residência. Nela, cada mobiliário apresenta sua personalidade além de brincar com situações familiares, como a TV que quer ser o centro das atenções; o sofá que vive cochilando; a estante que gosta de contar histórias e a paixão da mesa de jantar pela toalha de mesa.
Já para os adultos, em especial educadores e artistas, o #CCBBeducativoEmCasa apresenta um recorte especial do curso “Transversalidades”, que tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios. A seleção resgata a ação “Arte indígena contemporânea “, realizada no CCBB Rio de Janeiro, em 2018, sob a batuta do artista Denilson Baniwa – pertencente ao povo indígena Baniwa da região noroeste da Amazônia.
Outro destaque, que deixa a programação digital ainda mais especial, são as “Visitas Mediadas” por quatro exposições em cartaz – porém com acesso presencial temporariamente suspenso – nas unidades do CCBB: “Vaivém”, em Belo Horizonte; “Linhas da Vida – ChiharuShiota”, de Brasília; “Ivan Serpa – A Expressão do Concreto”, do Rio de Janeiro e “Egito Antigo – do Cotidiano à Eternidade “, de São Paulo.
Além desses e de diversos outros conteúdos, o projeto promoverá uma série de webinários e disponibilizará artigos sobre arte-educação, elaborados por convidados e especialistas da área. As agendas de atividades serão divulgadas semanalmente e terão transmissão pelo Instagram, Facebook, Youtube de cada unidade do CCBB.