Conhecida por suas roupas de caráter mineiro, Bendizê irá reverter parte do lucro para iniciativa que ajuda comunidades vulneráveis
Em tempos de crise, várias ações de colaboração
e empatia surgiram como forma de combate às incertezas do momento. Assim, a
Bendizê também escolheu não ficar parada e procurou formas de se reinventar em
meio à pandemia.
A marca mineira lançou no último domingo uma
blusa e campanha, “É junto dos bão que nós fica mió”, que irá destinar
20% da venda de todas as blusas para o financiamento coletivo “Por uma
quarentena mais justa”, da organização social TETO Brasil, que tem como
objetivo arrecadar fundos e, assim, adquirir cestas básicas, galões de água e
produtos de higiene para serem doados a famílias em situação de vulnerabilidade
das comunidades do país. A
arrecadação é on-line, na plataforma de crowdfunding Catarse e qualquer valor, acima de dez reais, pode ser doado.
Bendizê é conhecida por criar uma moda de forte
identidade mineira, usando falas típicas do mineirês
como “Tô Garrado” e “Trenzim” para estampar as roupas.
Sobre a frase estampada na nova blusa, Leonardo Goulart, um dos criadores da
marca, conta: “Essa é uma frase do livro Grande Sertão Veredas, de
Guimarães Rosa, e acreditamos que diz muito sobre o momento que estamos
vivendo”. É uma frase que a marca já gostava e que agora faz mais sentido
do que nunca, afinal de contas, em tempos de isolamento social, o sentimento
que permanece entre todos é de saudade. Saudade de estar junto dos amigos, da
família, de quem cada um gosta. “Queremos tocar as pessoas para elas
saberem que fazem parte de algo muito maior, é literalmente vestir a
camisa”, diz Breno Peroni, empreendedor da marca.
A campanha se inspirou nos movimentos de
colaboração a “várias mãos”, desde a criação da estampa até o produto
final. Leonardo Goulart e Breno Peroni, os dois idealizadores por trás da
Bendizê, convidaram profissionais do ramo da moda e de marketing para fazerem
parte do movimento solidário e colocarem um pouco da essência e do sentimento
de cada um. Destaque para Júlia
Pinheiro, fundadora do novo canal de colaborações colaborativa Estúdio MINA;
Clara Diniz, estudante de relações públicas que trabalha com projetos que
tenham propósito e iniciativas sociais; e Maria Clara Rubinger, estudante de
design e iniciante na arte de fotografar, responsável pelas fotos da blusa
feitas para a campanha.