As ações acontecerão em pontos com grande fluxo de ciclistas e vão contar com café da manhã, bate-papo e dicas de mobilidade urbana
Que tal tirar um dia para ir ao trabalho de bicicleta? Você
pode evitar o congestionamento matinal, economizar com a gasolina e, de quebra,
manter um hábito saudável. A campanha De Bike ao Trabalho vai propor esse
desafio. Mantendo o foco na mobilidade urbana e na saúde dos belo-horizontinos,
a ação vai levar a pauta para as empresas da capital e explorar como elas podem
contribuir para a utilização de meios de transporte alternativos por seus
funcionários.
A campanha – que começou em São Paulo, em 2013 – acontece
nesta sexta-feira (10) e será promovida pela Bike Anjo BH com o apoio da BH em
Ciclo, grupos que incentivam o uso da bicicleta e realizam estudos sobre os
hábitos dos ciclistas da cidade. O dia terá ações em pontos com grande fluxo de
pessoas e vai funcionar como uma blitz, com distribuição de panfletos, bate-papo
e café da manhã, além de dicas sobre mecânica. Confira mais informações sobre a atividade.
Este ano, as ações serão mais descentralizadas, fugindo da
região Centro-Sul com ações na avenida Vilarinho, em Venda Nova, e na ciclovia
da Andradas. “Nós queremos conversar com os ciclistas, entender o trajeto feito
por eles, os obstáculos que enfrentam, além das mudanças que a bicicleta trouxe
para o cotidiano deles”, conta Marcos Gomes, um dos membros do BH em Ciclo.
As ações também vão trazer a discussão sobre o Plano de
Mobilidade Urbana, o PlanMob-BH, e o Plano de Ação para Mobilidade por
Bicicleta, o PlanBici, que tem como objetivo fazer com que 2% dos deslocamentos
diários sejam percorridos por bicicleta, – hoje a porcentagem é de 0,4. A ideia
da campanha é que as pessoas entendam melhor sobre as propostas para a
mobilidade na cidade, principalmente, sobre as ciclovias e o transporte
alternativo. Veja mais sobre as propostas do poder público para a questão.
Crédito da imagem: Acervo/BH em Ciclo
Como as empresas podem
contribuir?
Além das ações, a campanha também faz um chamado para mapear
as Empresas Amigas da Bike. Por meio de um formulário simples, no site da
campanha, a empresa submete seu perfil como apoiadora e incentivadora dessa
prática entre seus colaboradores. O objetivo com isso é criar um banco de dados
das boas práticas oferecidas a fim de mobilizar incentivos fiscais e benefícios
para as empresas que estimulem e valorizem a bicicleta e a mobilidade ativa.
“A empresa que é amiga da bike é aquela que destina vagas
para bicicletário e um espaço seguro para bicicletas. A ideia é ter uma
estrutura confortável e disponível para receber os trabalhadores que são
ciclistas”, pontua Marcos.
Os dados das empresas inscritas serão recebidos pela central
do Bike Anjo em São Paulo e repassados os grupos de BH, que montarão o mapa com
todas as instituições participantes que tenham estruturas voltadas para os
ciclistas. O material ficará disponível para consulta dos belo-horizontinos. Na
capital, algumas instituições já são ‘amigas da bike’, como a Câmara Municipal,
o Boulevard Shopping e outras.