Cultura

Casa de Drummond celebra 122 anos do poeta com abertura de exposição em Itabira

Mostra gratuita 'Menino Antigo, Poeta Moderno' está em cartaz na Casa de Drummond


Créditos da imagem: Prefeitura de Itabira/Divulgação
Imóvel histórico onde o poeta nasceu, na cidade da Região Central de Minas, recebe exposição de longa duração em sua homenagem

Redação Sou BH

|
31/10/24 às 20:32
compartilhe

Para marcar os 122 anos de Carlos Drummond de Andrade, Itabira recebe a partir desta quinta-feira (31) a exposição de longa duração ‘Menino Antigo, Poeta Moderno’, dedicada à vida e obra do poeta itabirano. A mostra segue em cartaz na Casa de Drummond (Praça do Centenário, 137 – Centro, Itabira), onde o poeta viveu sua infância e juventude ao lado da família.

A vida é uma ordem

A exposição ocupa todo o espaço da Casa de Drummond, com 21 módulos temáticos, cada um abordando aspectos da trajetória de Drummond e suas principais inspirações. Entre as seções estão “Menino Antigo”, que relembra a infância do poeta, “A Máquina do Mundo”, uma referência à sua obra poética, e “Amigos”, que celebra as relações de Drummond com personalidades influentes de sua vida. 

    Veja também: Museu Inimá de Paula celebra os 80 anos da Escola Guignard com exposição inédita 

A curadoria foi idealizada pelo jornalista Angelo Oswaldo de Araújo Santos e desenvolvida em colaboração com Andréa de Magalhães Matos e Flávio Vignoli, responsáveis pela coordenação e design da exposição, respectivamente.

Diz o espelho

Além das poesias, trechos de prosa, cartas e entrevistas compõem a exposição, oferecendo uma visão íntima do poeta e suas memórias de Itabira. Destacam-se ainda os registros audiovisuais e uma cronologia comentada da vida de Drummond, complementados por ilustrações do artista plástico José Octavio Cavalcanti e obras de artistas locais.

Diante de uma criança

O espaço também inclui o módulo ‘Drummond Criança’, pensado especialmente para o público infantil. Nessa área, brinquedos antigos, como piões e cavalinhos de pau, incentivam crianças e jovens a experimentar um pouco da infância analógica dos tempos de Drummond.

A exposição ‘Menino Antigo, Poeta Moderno’ pode ser visitada gratuitamente de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos finais de semana, das 10h às 16h, na Casa de Drummond. A entrada é gratuita, sem retirada prévia de ingressos.