Mostra gratuita 'Menino Antigo, Poeta Moderno' está em cartaz na Casa de Drummond
Para marcar os 122 anos de Carlos Drummond de Andrade, Itabira recebe a partir desta quinta-feira (31) a exposição de longa duração ‘Menino Antigo, Poeta Moderno’, dedicada à vida e obra do poeta itabirano. A mostra segue em cartaz na Casa de Drummond (Praça do Centenário, 137 – Centro, Itabira), onde o poeta viveu sua infância e juventude ao lado da família.
A exposição ocupa todo o espaço da Casa de Drummond, com 21 módulos temáticos, cada um abordando aspectos da trajetória de Drummond e suas principais inspirações. Entre as seções estão “Menino Antigo”, que relembra a infância do poeta, “A Máquina do Mundo”, uma referência à sua obra poética, e “Amigos”, que celebra as relações de Drummond com personalidades influentes de sua vida.
A curadoria foi idealizada pelo jornalista Angelo Oswaldo de Araújo Santos e desenvolvida em colaboração com Andréa de Magalhães Matos e Flávio Vignoli, responsáveis pela coordenação e design da exposição, respectivamente.
Além das poesias, trechos de prosa, cartas e entrevistas compõem a exposição, oferecendo uma visão íntima do poeta e suas memórias de Itabira. Destacam-se ainda os registros audiovisuais e uma cronologia comentada da vida de Drummond, complementados por ilustrações do artista plástico José Octavio Cavalcanti e obras de artistas locais.
O espaço também inclui o módulo ‘Drummond Criança’, pensado especialmente para o público infantil. Nessa área, brinquedos antigos, como piões e cavalinhos de pau, incentivam crianças e jovens a experimentar um pouco da infância analógica dos tempos de Drummond.
A exposição ‘Menino Antigo, Poeta Moderno’ pode ser visitada gratuitamente de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos finais de semana, das 10h às 16h, na Casa de Drummond. A entrada é gratuita, sem retirada prévia de ingressos.