De acordo com o Times Higher Education (THE), a instituição aparece em 6º entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aparece no ranking da instituição britânica Times Higher Education (THE) como a sexta melhor instituição de ensino superior do Brasil. Considerando a América Latina, a UFMG aparece na nona posição. O levantamento avaliou 2.092 instituições de 115 países.
De acordo com o diretor do Escritório de Governança de Dados Institucionais da UFMG, o professor Dawisson Belém Lopes, a posição no ranking britânico está relacionada a outra dimensão muito valorizada pela agência britânica: a reputação institucional. “Esse indicador é aferido por meio de votos coletados entre pesquisadores e lideranças universitárias, dentro e fora do país, com peso maior entre os votantes do exterior. Nas últimas três edições do levantamento, o número de menções à UFMG subiu mais de 20 vezes, o que reflete o crescimento da exposição da nossa marca tanto dentro quanto fora do Brasil”, diz.
Entre todas as instituições avaliadas no mundo, a UFMG aparece na 294ª posição. A instituição também esteve no ranking nos anos de 2019, 2000 e 2021.
Além de rankings, a THE também organiza conferências com altos dirigentes da educação superior mundial. Uma delas, programada de 8 a 10 de julho de 2025, terá a UFMG como sede. Trata-se da THE Latin America Universities Summit, reunião de cúpula de universidades latino-americanas. Primeiro a ser realizado no Brasil em formato presencial, o evento tem como tema Universidades como repositórios de conhecimento confiável.
Leia mais: Arte nas Águas: protejo da Copasa abre seleção para artistas de Contagem