Variedades

Arte nas Águas: protejo da Copasa abre seleção para artistas de Contagem

Iniciativa transforma reservatórios em seis cidades em obras de arte à céu aberto; Mika Ribeiro e William Pinguim foram os selecionados em Divinópolis


Créditos da imagem: Divulgação
Mika Ribeiro e William Pinguim foram os artistas selecionados no edital de Divinópolis do projeto Arte nas Águas

Pedro Grossi

|
18/10/24 às 12:45
compartilhe

Foi aberto esta semana o segundo edital do projeto ‘Arte Nas Águas’, iniciativa da Copasa que seleciona artistas, locais e nacionais, para realizar intervenções em seus reservatórios. Este é o segundo de seis editais. O primeiro foi realizado em Divinópolis. Além de Contagem, recebem o projeto os municípios de Araxá, Pouso Alegre, Montes Claros e Coronel Fabriciano. O projeto vai até março de 2025. 

Para a atual fase do projeto, artistas do município de Contagem tem até o dia 29 de outubro com apresentação do portfólio e proposta para uma pintura de até 40m² com o tema ‘A Água’. As inscrições estão disponíveis neste link. 

Selecionados de Divinópolis

Em Divinópolis, os artistas selecionados foram Mika Ribeiro e William Pinguim. Residente em Itapecerica, Mika atua com ênfase nos estilos boho, flat e contemporâneo, incorporando o uso de lettering, florais e temas geométricos em suas artes. Já William Pinguim desenvolve seu trabalho com graffiti e toy arts, e explora contornos de representatividade através de seus personagens autorais. Ambos dividirão espaço com a renomada dupla goiana Bicicleta Sem Freio, formada pelos artistas Douglas de Castro e Renato Reno.

Arte nas Águas

Entre outubro deste ano e março de 2025, o projeto “Arte nas Águas de Minas” promove a produção de 18 obras de arte urbana em unidades da Copasa de seis cidades do interior do Estado: Divinópolis, Contagem, Araxá, Pouso Alegre, Montes Claros e Coronel Fabriciano. Baseados em sua maioria na estética do muralismo e do graffiti, os trabalhos terão a água como norte temático e serão assinados por seis artistas convidados de renome nacional e internacional, selecionados previamente pela curadoria do projeto, e por 12 artistas locais, sendo dois por cidade, escolhidos por editais publicados ao longo do percurso.

Leia mais: Sesc Palladium recebe espetáculo de dança ‘Entre a Pele e a Alma’